Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Guiné-Conacri condena 17 pessoas a prisão perpétua por violência

Um tribunal da Guiné-Conacri condenou hoje 17 pessoas a prisão perpétua sob a acusação de envolvimento em confrontos intercomunitários mortais em 2020, numa cidade do sul, disse um advogado de defesa.

Guiné-Conacri condena 17 pessoas a prisão perpétua por violência

Os suspeitos, todos em fuga, foram "julgados à revelia e considerados culpados de homicídio, associação criminosa, participação num movimento insurrecional, reunião e fogo posto", disse Salifou Beavogui, que defendeu alguns dos acusados, à agência France-Presse (AFP).

Pelo menos 11 pessoas foram mortas e várias ficaram feridas em Macenta, uma cidade do sul da Guiné-Conacri, durante a violência intercomunitária em dezembro de 2020.

O tribunal de Macenta, transferido para a capital regional Nzérékoré por razões de segurança, condenou também quatro outros arguidos a um ano de prisão, cada um, por atos de recolha, assalto e agressão e posse ilegal de armas.

Dois outros arguidos foram condenados a 10 meses de prisão por rapto e posse ilegal de armas.

Os Toma e o Toma Mania, que coabitam há vários séculos, "muitas vezes disputam a paternidade da cidade [de Macenta] e cada um reclama que foi o primeiro a instalar-se ali", relatou um funcionário administrativo à AFP.

A violência entre as duas comunidades é regular e tem sido frequentemente causada por questões de disputa de terra.

Leia Também: Guiné-Bissau registou mais 344 casos e duas vítimas mortais

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório