Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Tempestade Ana já provocou 10 mortes em Moçambique, inundações continuam

As inundações provocadas pela tempestade tropical Ana já fizeram 10 mortos em Moçambique, à medida que a depressão avança para o interior, de acordo com as mais recentes informações das autoridades locais e da proteção civil.

Tempestade Ana já provocou 10 mortes em Moçambique, inundações continuam
Notícias ao Minuto

20:21 - 25/01/22 por Lusa

Mundo África

Seis óbitos foram reportados durante a tarde de hoje, com a subida de caudal dos rios nos distritos de Macanga e Tsangano, anunciou o governador da província de Tete, Domingos Viola, num balanço provisório.

Outras duas pessoas morreram arrastadas pela corrente do rio Licungo na segunda-feira, em Mocuba, Zambézia, e mais dois óbitos foram hoje notificados pelo Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) a partir da província de Manica, um dos quais devido ao desabamento da parede de uma habitação.

Na província de Tete, a subida de caudal do rio Revubué destruiu hoje uma ponte, várias casas e outras infraestruturas.

Algumas viaturas da comitiva do governador de Tete, com os ocupantes a salvo, foram também arrastadas pela corrente enquanto decorria uma visita ao terreno, durante a passagem da tempestade.

"Temos três pessoas sobre as árvores e estamos à espera de uma embarcação" para prestar socorro, disse Domingos Viola, citado pelo portal informativo O País.

O forte caudal está a afetar milhares de residentes em zonas ribeirinhas, acrescentou.

Moçambique enfrenta a época ciclónica sazonal e a tempestade tropical Ana - que, entretanto, perdeu força e se transformou numa depressão - foi a primeira a atingir o país.

Apesar de avançar em direção ao Zimbabué, está prevista para os próximos dias a continuação de chuva intensa, capaz de provocar inundações repentinas e deslizamento de terras no norte de centro de Moçambique.

A passagem da tempestade em Madagáscar causou a morte a 39 pessoas e cerca de 65.000 ficaram sem casa, desde o final da semana passada, segundo as autoridades locais, enquanto no Malaui pelo menos quatro pessoas morreram.

Leia Também: Tempestade tropical Ana já matou 47 pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório