Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia. Macron e Putin falam sexta-feira para fazer balanço da situação

O Presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou hoje que terá uma conversa telefónica sobre a crise ucraniana com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, na sexta-feira.

Ucrânia. Macron e Putin falam sexta-feira para fazer balanço da situação
Notícias ao Minuto

19:40 - 25/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Vou ter uma troca (telefónica) de impressões na sexta-feira com o Presidente Putin (...) para fazer um balanço de toda a situação", disse Macron numa conferência de imprensa conjunta com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em Berlim.

O Presidente francês e o chanceler alemão insistiram na via diplomática para resolver a situação de tensão no leste da Europa, mas voltaram a advertir que "se houver agressão" da Rússia contra a Ucrânia, "a resposta estará lá e o custo será muito elevado".

"Estamos a preparar paralelamente a reação comum e a resposta em caso de agressão", sublinhou Macron, depois de afirmar que o Ocidente está "totalmente unido" e repetido o seu apelo comum ao aliviar da tensão.

Esta manhã, o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, tinha anunciado que os dois Presidentes iam falar por telefone sobre a situação da Ucrânia antes do final desta semana.

Sobre a possibilidade de Putin e Macron falarem sobre uma nova cimeira no Formato Normandia, Peskov disse ser necessário aguardar pelas conversações que representantes da Rússia, França, Alemanha e Ucrânia vão realizar na quarta-feira, em Paris.

A França exerce atualmente a presidência semestral do Conselho da União Europeia (UE).

A tensão atual deve-se à concentração de um grande número de tropas russas na fronteira com a Ucrânia nos últimos meses.

Os países ocidentais acusam a Rússia de pretender invadir novamente o país vizinho, depois de ter anexado a província ucraniana da Crimeia em 2014. A Rússia nega, mas associa uma diminuição da tensão a tratados que garantam que a NATO não se expandirá para países do antigo bloco soviético.

O diálogo no chamado Formato Normandia sobre a guerra em Donbass nasceu em 2014, num encontro à margem das comemorações dos 75 anos do desembarque das tropas aliadas naquela região da costa francesa durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A última cimeira do também chamado Grupo da Normandia realizou-se em 2019, em Paris, e os progressos têm sido reduzidos, exceto no que diz respeito à troca de prisioneiros no quadro da guerra na região de Donbass.

Leia Também: Ucrânia. Pressão sobre Alemanha continua a apertar para tomada de posição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório