Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Milão irá construir a maior ciclovia da Europa

O total do trajeto será de 750 quilómetros e estará concluído em 2035.

Milão irá construir a maior ciclovia da Europa
Notícias ao Minuto

16:37 - 25/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ciclovia

Milão terá a maior ciclovia da Europa com um total de 750 quilómetros distribuídos por 24 trajetos. O investimento, para que quem circula na cidade tenha uma opção mais saudável e barata para se deslocar, é de 225 milhões e será feito ao longo de 13 anos.

O projeto 'Cambio Biciplan', aprovado pela Câmara Municipal de Milão, fez com que o espaço dos veículos passasse a ser também dedicado às bicicletas. A conclusão das ciclovias, que ligarão o centro da cidade à periferia, está estimada para 2035.

Segundo a revista Ciclosfera, 16 ciclovias serão retas, quatro circulares e outras quatro em espaços verdes e permitirão conectar escolas, hospitais, parques e museus, com o objetivo de que a bicicleta atinja 20% dos deslocamentos urbanos.

De acordo com a autarquia, o nome do projeto deve-se ao facto de integrar “proteção ambiental, segurança, desenvolvimento económico e bem-estar geral", explicando que “o desenvolvimento da bicicleta leva à redução das emissões que alteram o clima”.

A cidade de Milão foca-se, assim, na proteção da biodiversidade, no melhoramento da saúde pública e na redução de congestionamento de trânsito, o que a Câmara Municipal acredita resultar “no aumento da produtividade e no desenvolvimento das economias locais”.

Esta ciclovia irá ultrapassar a que está a ser desenvolvida em Paris, com 680 quilómetros.

Leia Também: Promotor da petição recusa fim da ciclovia na Almirante Reis em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório