Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Eletricidade restabelecida no Quirguistão, Cazaquistão e Uzbequistão

A distribuição da corrente elétrica está a ser restabelecida de forma gradual no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão após uma avaria de grandes dimensões que privou de eletricidade milhões de pessoas nos três países da Ásia Central. 

Eletricidade restabelecida no Quirguistão, Cazaquistão e Uzbequistão
Notícias ao Minuto

14:33 - 25/01/22 por Lusa

Mundo Eletricidade

"O fornecimento de eletricidade foi retomado em todo o território do Quirguistão após um apagão de grande escala", disse à agência France-Presse a porta-voz do Ministério da Energia do Quirguistão, Jiyde Zootbekova. 

O Ministério da Energia do Uzbequistão indicou, por seu turno, num comunicado que "a distribuição de eletricidade às várias regiões do país está a ser restaurada progressivamente". 

No Cazaquistão, os correspondentes da France-Presse constataram o restabelecimento da corrente elétrica em Almaty (capital económica) mas não conseguiram apurar qual é a situação no resto do país. 

A capital do Cazaquistão, Nursultan, não foi afetada pela avaria.

Apesar dos investimentos nas respetivas redes de distribuição elétrica, após a independência há 30 anos, as três antigas repúblicas soviéticas enfrentam com regularidade graves cortes de eletricidade.

Até ao momento ainda não foram apuradas as causas da avaria que provocou o apagão.

Leia Também: Cortes gerais de energia no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório