Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Eletricidade restabelecida no Quirguistão, Cazaquistão e Uzbequistão

A distribuição da corrente elétrica está a ser restabelecida de forma gradual no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão após uma avaria de grandes dimensões que privou de eletricidade milhões de pessoas nos três países da Ásia Central. 

Eletricidade restabelecida no Quirguistão, Cazaquistão e Uzbequistão

"O fornecimento de eletricidade foi retomado em todo o território do Quirguistão após um apagão de grande escala", disse à agência France-Presse a porta-voz do Ministério da Energia do Quirguistão, Jiyde Zootbekova. 

O Ministério da Energia do Uzbequistão indicou, por seu turno, num comunicado que "a distribuição de eletricidade às várias regiões do país está a ser restaurada progressivamente". 

No Cazaquistão, os correspondentes da France-Presse constataram o restabelecimento da corrente elétrica em Almaty (capital económica) mas não conseguiram apurar qual é a situação no resto do país. 

A capital do Cazaquistão, Nursultan, não foi afetada pela avaria.

Apesar dos investimentos nas respetivas redes de distribuição elétrica, após a independência há 30 anos, as três antigas repúblicas soviéticas enfrentam com regularidade graves cortes de eletricidade.

Até ao momento ainda não foram apuradas as causas da avaria que provocou o apagão.

Leia Também: Cortes gerais de energia no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório