Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Governo norueguês quer "exigências tangíveis" para os talibãs

O Governo norueguês garantiu querer apresentar "exigências tangíveis" aos talibãs, com quem negoceia em Oslo, sendo hoje o último dia da visita dos extremistas à Noruega, a primeira à Europa desde o regresso ao poder no Afeganistão.

Governo norueguês quer "exigências tangíveis" para os talibãs
Notícias ao Minuto

14:26 - 25/01/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

Uma delegação talibã liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Amir Khan Muttaqi, está, desde sábado, na Noruega para discutir a crise humanitária no Afeganistão, onde a fome ameaça mais de metade da população, devido sobretudo ao congelamento da ajuda internacional e às secas registadas no país.

O último dia de negociações entre os talibãs e diplomatas ocidentais começou com uma reunião bilateral com funcionários do Governo norueguês, focada sobretudo na situação humanitária no Afeganistão.

Os encontros começaram no domingo com conversas entre os talibãs e membros da sociedade civil afegã, seguidas, na segunda-feira, por conversas multilaterais com diplomatas da União Europeia, dos Estados Unidos, do Reino Unido, de França, de Itália e da anfitriã Noruega.

As conversas bilaterais incluirão, ainda hoje, organizações humanitárias independentes.

As reuniões estão a decorrer à porta fechada, num hotel nas montanhas perto da capital norueguesa, e devem cobrir todos os assuntos, desde a educação até à ajuda humanitária e maior inclusão.

Os encontros acontecem num momento crucial para o Afeganistão, já que as temperaturas glaciares que se fazem sentir no país estão a agravar a miséria que tem vindo a aumentar desde a queda do Governo apoiado pelos EUA e a tomada do poder pelos talibãs em agosto de 2021.

Grupos de ajuda e agências internacionais estimam que cerca de 23 milhões de pessoas, mais da metade do país, enfrentam a fome.

As pessoas têm recorrido à venda de bens para comprar comida, queimando móveis para se aquecerem e até vendendo os filhos.

As Nações Unidas conseguiram fornecer alguma liquidez e permitiram que a administração dos talibãs pagasse por algumas importações, incluindo eletricidade.

Face ao pedido dos extremistas de levantamento de quase 8,8 mil milhões de euros congelados pelos Estados Unidos e outros países ocidentais, as potências ocidentais deverão condicionar a cedência à garantia de cumprimento dos direitos das mulheres e raparigas do Afeganistão, juntamente com um pedido recorrente do Ocidente ao Governo talibã para que partilhe o poder com os grupos étnicos e religiosos minoritários do Afeganistão.

"Este não é o início de um processo aberto e infinito", afirmou o secretário de Estado norueguês, Henrik Thune.

"Vamos apresentar exigências tangíveis que possamos acompanhar e verificar se se cumprem", disse, em declarações à agência de notícias norueguesa NTB.

Afastados do poder em 2001, os talibãs recuperaram o controlo do Afeganistão em agosto passado, mas sem que tenham sido reconhecidos internacionalmente. Segundo os atuais responsáveis talibãs, a visita à Noruega serve como um passo para o reconhecimento internacional e o levantamento da suspensão das ajudas financeiras.

"O facto de ter vindo à Noruega (...) é um sucesso porque partilhamos o cenário internacional", congratulou-se Muttaqi na segunda-feira à margem de conversas com representantes de países ocidentais.

A Noruega alega que as discussões em curso não constituem uma "legitimação nem um reconhecimento" do Governo talibã, mas a decisão de receber uma delegação talibã foi fortemente criticada por muitos especialistas e membros da diáspora afegã.

Leia Também: Talibãs acreditam que negociações de Oslo mudarão "ambiente bélico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório