Meteorologia

  • 28 JUNHO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Venezuela acusa os EUA de impedir a sua participação no sistema da ONU

O Governo da Venezuela acusou hoje os Estados Unidos da América de impedir que participe ativamente no sistema das Nações Unidas, devido à imposição de sanções coercitivas unilaterais e pediu ajuda ao secretário-geral da ONU, António Guterres.

Venezuela acusa os EUA de impedir a sua participação no sistema da ONU
Notícias ao Minuto

06:45 - 25/01/22 por Lusa

Mundo Conflito

A denúncia foi feita pelo ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Félix Plasencia, na sua conta do Twitter.

"A Venezuela denuncia que o nosso direito de participar ativamente no Sistema das Nações Unidas foi violado de forma vil, como consequência do abuso unilateral das agências do Governo dos EUA", denunciou o ministro.

Segundo Félix Plasencia, os EUA "ao impor medidas coercivas unilaterais" impedem a Venezuela de "poder honrar o compromisso financeiro internacional da 'membresía' (filiação) 2021".

"Esta agressão atenta contra a soberania de um país que se tem mantido em pé de luta para garantir o bem-estar do seu povo. A tentativa de limitar o exercício dos direitos e privilégios da Venezuela na ONU viola de forma flagrante o direito internacional e a sua própria Carta fundadora", explica o ministro.

Por outro lado, Félix Plasencia pede "o máximo respaldo" do Secretário-Geral António Guterres e de todo o Sistema ONU (...) para concretizar o pagamento do nosso compromisso de adesão para o ano 2021, evitando o abuso ilegal (...) a fim de manter a nossa voz soberana nos processos intergovernamentais da Assembleia Geral e de outras instâncias".

Leia Também: Venezuela: Oposição tem 12h para recolher assinaturas para referendar PR

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório