Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Cirurgião tenta vender raio-X de vítima do Bataclan como NFT

O preço do NFT rondava os 2.447 euros. O raio-X pertence a uma jovem que "perdeu o namorado no ataque" ao Bataclan, onde cerca de 90 pessoas morreram.

Cirurgião tenta vender raio-X de vítima do Bataclan como NFT
Notícias ao Minuto

15:52 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Um cirurgião francês enfrenta um processo judicial por tentar vender, como NFT, o raio-X de uma jovem ferida no ataque ao Bataclan, a sala de espetáculos alvo dos terroristas nos atentados de 13 de novembro de 2015 na capital francesa de Paris, onde cerca de 90 pessoas morreram.

A história foi revelada no sábado, dia 22, pelo jornal francês de investigação Mediapart. Segundo a publicação, o preço do NFT - ‘token não fungível’ que pode ser negociado e transacionado pela blockchain - rondava os 2.447 euros.

Ao jornal, o médico, Emmanuel Masmejean, reconheceu que cometeu “um erro” e lamentou ter divulgado a imagem - onde se vê um antebraço com uma bala - sem autorização da vítima. 

O “anúncio”, que esteve disponível até ontem na plataforma OpenSea, revela que o raio-X pertence a uma jovem que “perdeu o namorado no ataque e tinha uma fratura exposta no antebraço esquerdo, com uma bala de Kalachnikov encravada nos tecidos cutâneos”

No Twitter, Martin Hirsch, diretor-geral da APHP, rede de saúde que reúne os hospitais públicos de Paris, anunciou que a entidade irá processar o cirurgião ortopédico. Já numa mensagem enviada aos funcionários partilhada na mesma rede social, o responsável condena “o ato escandaloso cometido por cirurgião, professor universitário e médico no hospital de Georges Pompidou”

De salientar que 130 pessoas morreram nos ataques terroristas em Paris entre os dias 13 e 15 de novembro. Do total, 87 morreram na sala de espetáculos Bataclan, onde três terroristas armados entraram aos tiros durante um concerto. 

Leia Também: Acusado dos atentados de Paris diz que detidos são tratados "como cães"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório