Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Residentes de La Palma voltam a casa entre lava e cinzas

Findadas as erupções, é tempo de voltar a casa em La Palma.

Notícias ao Minuto

09:18 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo La Palma

Três meses de erupção em La Palma deixaram marcas profundas na geografia da região e nas casas e vidas de quem ali vive. 

Foi a erupção mais longa erupção na história da ilha espanhola, assim como a mais destrutiva do último século na Europa. Estima-se que os prejuízos rondem os mil milhões de euros e que o processo de recuperação possa levar vários anos. Que o diga quem agora volta casa, no meio de cinzas e lava, e começa agora um longo processo de reabilitação. 

O que fazer com as cinzas? Especialistas explicam ao The Guardian que estão a explorar a possibilidade de usar as cinzas para construir casas, estradas e pontes na ilha. “Não é uma ideia original, estamos a usar as técnicas que os romanos usavam”, explica Javier Juvera, engenheiro do departamento de obras públicas das Ilhas Canárias. 

De acordo com dados avançados pelo jornal El País, estima-se que a lava expelida pelo vulcão tenha arrasado 1.219 hectares de terra, afetando mais de 3.000 edifícios e levando à retirada de 7.000 pessoas.

Leia Também: As imagens dos três meses de destruição do Cumbre Vieja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório