Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Dois presidentes eleitos para um parlamento em crise nas Honduras

Duas fações parlamentares das Honduras, que atravessa uma crise política, elegeram hoje dois presidentes do parlamento, a alguns dias da tomada de posse da nova Presidente eleita do país.

Dois presidentes eleitos para um parlamento em crise nas Honduras
Notícias ao Minuto

20:41 - 23/01/22 por Lusa

Mundo Honduras

Dezoito deputados que deixaram o partido da Presidente eleita Xiomara Castro, Liberdade e Refundação (Libre, esquerda), aliaram-se a partidos de direita para eleger Jorge Calix para a presidência do Congresso, numa reunião fora do parlamento.

Paralelamente, no parlamento, os deputados do Liberdade e Refundação escolheram um representante de um outro partido de esquerda, o Partido Salvador das Honduras (PSH), Luis Redondo, como tinha sido acordado por Xiomara Castro com o PSH.

Violando este acordo, na sexta-feira cerca de 20 deputados do partido de Castro propuseram Jorge Calix para o cargo de presidente do parlamento e depois da confusão gerada, 18 acabaram por sair do Libre.

Calix prometeu, no entanto, trabalhar na implementação do programa de Xiomara Castro, que deve tomar posse na próxima quinta-feira.

"A prioridade do nosso programa legislativo é tornar realidade o plano de governo de Xiomara Castro", disse, após receber o apoio de 79 parlamentares, incluindo 44 do Partido Nacional (PN, direita) do governo cessante.

Luis Redondo conseguiu 96 votos, incluindo, no entanto, votos de suplentes, mas deverá ser o reconhecido por Xiomara Castro "que fará publicar os decretos aprovados" por este, segundo o analista Eugenio Sosa.

Castro acusa os dissidentes do seu partido de se aliarem ao PN para a impedirem de fazer as mudanças que prometeu durante a campanha presidencial, tendo sido eleita no dia 28 de novembro com uma maioria esmagadora, graças a uma aliança com o PSH, em troca da nomeação do candidato presidencial desse partido, Salvador Nasralla, para o cargo de vice-presidente.

Leia Também: EUA manifestam apoio à nova líder das Honduras na tomada de posse

Recomendados para si

;
Campo obrigatório