Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Reunião entre talibãs e membros da sociedade civil foi "positiva"

Uma reunião entre talibãs e membros da sociedade civil afegã realizada hoje em Oslo permitiu "quebrar o gelo", na véspera de um encontro entre representantes de Cabul e diplomatas ocidentais, disse à AFP uma participante.

Reunião entre talibãs e membros da sociedade civil foi "positiva"

"Foi uma reunião positiva para quebrar o gelo", afirmou a defensora dos direitos das mulheres Jamila Afghani, numa mensagem enviada à AFP. "Os talibãs mostraram boa vontade (...) Vamos ver se os seus atos seguem as suas palavras", acrescentou.

Liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Amir Khan Muttaqi, a delegação dos talibãs, a primeira a deslocar-se à Europa desde o seu regresso ao poder, em agosto, reuniu-se com membros da sociedade civil afegã, incluindo ativistas feministas e jornalistas, num hotel de Oslo.

Os participantes sublinharam "que todos os afegãos devem trabalhar juntos para melhorar a política, a economia e a segurança do país", afirmou no Twitter o porta-voz do governo islamita, Zabihullah Mujahid, no que foi apresentado como "uma declaração conjunta".

Também foi reconhecido que "a compreensão e a cooperação conjunta são as únicas soluções para todos os problemas do Afeganistão", precisou.

A situação humanitária no Afeganistão e os direitos humanos são assuntos que estão no centro desta visita de três dias, numa altura em que milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no país, privado de ajudas internacionais e afetado por várias secas.

Ainda nenhum país reconheceu o governo dos talibãs, desde que estes regressaram ao poder, de onde tinham sido afastados em 2001.

Estas conversações "não constituem uma legitimação ou reconhecimento", disse na sexta-feira a ministra dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Anniken Huitfeldt. "Mas devemos falar com as autoridades de facto do país", sustentou.

Hoje, dezenas de manifestantes protestaram contra os talibãs em frente ao seu ministério, constatou um jornalista da AFP.

Na segunda-feira, a delegação vai reunir-se com representantes dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e da União Europeia, antes de contactos bilaterais com as autoridades norueguesas no dia seguinte.

Leia Também: Talibãs acreditam que negociações de Oslo mudarão "ambiente bélico"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório