Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Presidente arménio anuncia a sua demissão

O Presidente arménio, Armen Sarkissian, anunciou hoje a sua demissão, alegando que não tem condições para "influir" na vida política do país nestes "tempos difíceis".

Presidente arménio anuncia a sua demissão
Notícias ao Minuto

18:24 - 23/01/22 por Lusa

Mundo Arménia

"Refleti durante muito tempo e decidi demitir-me após quatro anos de trabalho ativo como presidente", disse Sarkissian em comunicado, acrescentando que o chefe de Estado na Arménia "não tem as ferramentas necessárias para influenciar os processos importantes da política externa e interna num período difícil para o povo e o país".

"Estamos a viver numa realidade (...) em que o Presidente não pode vetar as leis que considera inconvenientes para o seu povo e o Estado", apontou o chefe de Estado, nomeado pelo parlamento em março de 2018.

A demissão de Sarkissian, de 68 anos, ocorre no meio de alguma tensão com o governo liderado pelo primeiro-ministro, Nikol Pachinian, que tinha sido incitado pelo Presidente a abandonar o poder após a derrota no conflito com o Azerbaijão sobre o enclave de Nagorno-Karabakh, em 2020.

"Espero que as alterações da Constituição sejam finalmente implementadas e que o próximo presidente e a administração presidencial tenham condições para funcionar num ambiente mais equilibrado", refere o comunicado.

Leia Também: Turquia e Arménia têm primeiro encontro na sexta-feira em Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório