Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PM interino da Líbia pede redação de nova constituição antes de eleições

O primeiro-ministro interino da Líbia, Abdelhamid Dbeibah, apelou hoje à redação de uma constituição antes das eleições presidenciais e parlamentares, que foram adiadas, em dezembro, devido a divergências entre lados apostos sobre a lei eleitoral.

PM interino da Líbia pede redação de nova constituição antes de eleições
Notícias ao Minuto

16:28 - 23/01/22 por Lusa

Mundo Líbia

"Precisamos mais do que nunca de uma Constituição que proteja o país e os seus cidadãos e que possa reger as eleições", disse Dbeibah num simpósio em Trípoli sob o lema "A Constituição Primeiro", com a presença de vários notáveis do oeste da Líbia.

Os líbios "querem eleições livres que respeitem a sua vontade, não o prolongamento da crise com uma nova transição", defendeu.

O país tece duplas eleições -- presidenciais e legislativas - marcadas para 24 de dezembro, há muito aguardadas como o culminar de um processo de paz patrocinado pela ONU para retirar o país de uma década de caos desde a queda do regime de Muammar Kaddafi em 2011.

"Alguns partidos agravaram a crise" com leis "feitas à medida" de alguns candidatos à custa de outros, denunciou, numa referência à lei eleitoral promulgada sem votação em setembro pelo presidente do Parlamento, Aguila Saleh, um aliado do marechal Khalifa Haftar, o homem forte do Leste da Libia, ambos candidatos presidenciais.

Um funcionário da comissão encarregada de redigir a Constituição, Daou al-Mansouri, lembrou que esta comissão, eleita por sufrágio universal em 2014, tinha apresentado ao Parlamento, em julho de 2017, um projeto final da Constituição para ser alvo de um referendo.

O projeto permaneceu parado e a Câmara dos Representantes não organizou um referendo sobre a Constituição líbia, abolida no rescaldo do golpe de 1969 que levou Muammar Kadhafi aopoder.

O Presidente do parlamento propôs na terça-feira a criação de uma nova comissão composta por peritos líbios e estrangeiros para elaborar uma nova constituição e pediu à comissão parlamentar encarregada de acompanhar as eleições para fixar, antes do final de janeiro, uma data "definitiva" para as eleições.

Leia Também: 12 mil oficialmente presos e muitos milhares ilegalmente detidos na Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório