Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Milhares manifestam-se em Espanha em defesa do mundo rural

Milhares de pessoas estiveram hoje nas ruas de Madrid para participar num protesto convocado pela Associação para a Defesa do Mundo Rural (Alma Rural) contra as políticas que consideram prejudiciais para o setor agrícola.

Notícias ao Minuto

15:30 - 23/01/22 por Lusa

Mundo Espanha

Os manifestantes concentraram-se junto à sede do Ministério para a Transição Ecológica, em Madrid, onde foram lidos vários manifestos, antes de ser iniciado o desfile de quatro quilómetros até ao Ministério da Agricultura.

Os participantes, oriundos de todos os pontos de Espanha, exibiram cartazes em defesa da agricultura, da pecuária, pesca e caça e gritaram slogan como "Sim, sim, sim, o campo está aqui".

Dezenas de tratores asturianos e um grupo de cavalos e bois seguiam à frente da manifestação, que entre outros objetivos, pretende defender os direitos do mundo rural, porque as suas atividades são "continuamente ameaçadas" por normas "incoerentes", que desconsideram "a realidade do campo e da vida quotidiana", segundo os organizadores.

A manifestação ocorreu numa altura em que políticos espanhóis estão em campanha antes de uma eleição antecipada em Castilla-Leon, uma vasta região a nordeste de Madrid, onde as propostas contra o despovoamento e as políticas agrícolas estão no centro das atenções.

Membros de partidos da oposição, desde centristas a apoiantes da extrema-direita, também estiveram presentes.

O dirigente do PP Antonio González Terol, afirmou, citado pela agência Efe, que o seu partido está com o setor "como sempre esteve".

"Estamos a representar o mundo rural que está sufocado pelas políticas de Pedro Sánchez", considerou, numa alusão ao primeiro-ministro socialista espanhol, salientando ainda que houve uma "má negociação" da Política Agrícola Comum (PAC), que significou um corte de 26% nos fundos para os agricultores e criadores de gado.

Houve também críticas a declarações do ministro do Consumo, Alberto Garzón, que numa entrevista recente criticou a qualidade da carne espanhola.

Leia Também: Espanha quer tratar a doença no futuro como se fosse uma gripe

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório