Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Ucrânia apostada em desmantelar grupos pró-russos no seu território

A Ucrânia disse hoje que vai "continuar a desmantelar" qualquer grupo ou estrutura pró-russa, depois das acusações britânicas contra Moscovo que acusa de procurar impor um líder pró-russo a Kiev.

Ucrânia apostada em desmantelar grupos pró-russos no seu território
Notícias ao Minuto

13:40 - 23/01/22 por Lusa

Mundo Tensão

"O nosso Estado continuará a sua política de desmantelamento de qualquer estrutura oligárquica e política que possa trabalhar para a desestabilização da Ucrânia ou ser cúmplice dos ocupantes russos", disse Mykhailo Podoliak, conselheiro da presidência ucraniana, em declarações escritas enviadas à AFP.

O Reino Unido disse no sábado ter informações que indicam que a Rússia quer instalar um líder pró-russo na Ucrânia, enquanto pondera invadir e ocupar o país, segundo um comunicado do ministério britânico dos Negócios Estrangeiros.

O ex-deputado ucraniano Yevhen Murayev é considerado como possível candidato, segundo o mesmo comunicado, que indica dispor de informações de que os serviços secretos russos mantêm vínculos com numerosos ex-políticos ucranianos.

"Os governos dos nossos parceiros começaram a chamar as coisas pelos seus nomes e a expor 'amigos da Rússia'", disse Podoliak, recordando a recente decisão de Washington de sancionar quatro ucranianos, incluindo dois deputados, que acusa de trabalhar com os serviços secretos russos.

"A informação britânica completa" a lista de personalidades "selecionadas" pelo Kremlin para "tentar promover os interesses russos", prosseguiu a fonte da presidência ucraniana.

A Rússia é acusada pelo Ocidente de reunir dezenas de milhares de soldados na fronteira ucraniana com o intuito de preparar uma invasão do seu vizinho, intenção que o Kremlin nega.

Leia Também: Papa preocupado com Ucrânia e Rússia e consequências para a Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório