Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Macron pede a Saied uma transição democrática e inclusiva na Tunisia

O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu hoje ao seu homólogo tunisino, Kais Saied, que lidere uma transição democrática "inclusiva", informou o Eliseu, uma semana depois de uma manifestação de opositores brutalmente reprimido em Tunes.

Macron pede a Saied uma transição democrática e inclusiva na Tunisia
Notícias ao Minuto

14:29 - 22/01/22 por Lusa

Mundo França

Os dois líderes falaram hoje, "discutiram a situação na Tunísia" e Macron "congratulou-se com o anúncio do calendário de transição e encorajou o Presidente Saied a liderá-la no quadro mais inclusivo possível".

Segundo a presidência francesa, o Presidente tunisino "está empenhado em respeitar o Estado de direito e as liberdades democráticas".

Desde 25 de julho de 2021, argumentando com múltiplos bloqueios, Saied tem arrogado a si mesmo plenos poderes, suspendendo o parlamento, dominado pelo partido de inspiração islamita Ennahda.

Desde então, tem governado por decreto, apesar dos protestos de opositores e Organizações não Governamentais nacionais e internacionais.

Em 13 de dezembro, Saied apresentou um plano para o país sair da crise política com eleições gerais marcadas para dezembro de 2022, após revisão da lei eleitoral, e antes um referendo, em julho, para alterar a Constituição, que quer mais "presidencial" e menos "parlamentar".

Em 14 de janeiro, em cenários de violência que não se viam há uma década no país, a polícia dispersou manifestantes usando canhões de água e gás lacrimogéneo e fez dezenas de detenções.

Leia Também: Macron anuncia cimeira sobre América do Sul com Portugal e Espanha

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório