Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rival de Merkel foi eleito presidente do partido conservador alemão

Os conservadores alemães da CDU elegeram hoje Friedrich Merz, antigo rival da ex-chanceler Angela Merkel, como novo presidente, com a tarefa de restaurar um partido dividido desde a derrota nas recentes eleições legislativas.

Rival de Merkel foi eleito presidente do partido conservador alemão
Notícias ao Minuto

13:51 - 22/01/22 por Lusa

Mundo Alemanha

Os cerca de 980 delegados da União Democrata Cristã (CDU)- reunidos em Congresso por videoconferência devido à pandemia de covid-19 - votaram por quase 95% a favor de Merz, deputado de 66 anos e candidato único ao lugar de presidente do partido.

Friedrich Merz - que tentou sem sucesso assumir o cargo por duas vezes nos últimos anos - disse ter ficado "profundamente comovido" com a sua escolha.

Defendendo um regresso à linha conservadora tradicional do partido, após os anos de um posicionamento mais ao centro protagonizado pela ex-chanceler de Angela Merkel, Merz terá de relançar um partido que mergulhou numa profunda crise após a derrota nas eleições legislativas de 26 de setembro.

O fraco desempenho eleitoral levou Armin Laschet, o líder cessante e candidato derrotado, a colocar o seu lugar em disputa.

Hoje, Merz pediu ao partido para cerrar fileiras à volta da sua liderança.

"Temos de ser uma oposição forte", disse o novo presidente da CDU, referindo-se ainda à necessidade de obter bons resultados nas várias eleições regionais previstas para este ano no país.

Após 16 anos à frente do Governo na Alemanha, a CDU deu início a uma "travessia do deserto" político, na oposição ao Governo de coligação liderada pelos social-democratas do chanceler Olaf Scholz ao lado dos ecologistas e do partido liberal.

O novo líder dos conservadores atacou Scholz, a quem acusou de inação tanto no debate sobre a vacinação obrigatória contra a covid-19 como na discussão sobre a crise nas fronteiras da Ucrânia.

Embora não tenha atacado frontalmente a ex-chanceler Angela Merkel, Merz não esconde o seu desejo de romper com a sua herança política.

A rivalidade entre Merkel e Merz remonta ao início dos anos 2000, quando a então presidente da CDU o demitiu do cargo de presidente do grupo parlamentar do partido.

Em 2009, Merz retirou-se completamente da vida política e envolveu-se no mundo das finanças, onde fez fortuna.

Dono de dois aviões -- um dos quais ele próprio pilota -- renunciou no ano passado às suas funções na empresa que liderava, a Blackrock, uma das maiores gestoras de ativos financeiros do mundo.

Leia Também: Alemanha regista 135.461 casos e 179 mortes por Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório