Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade revoga graus académicos honorários a Giuliani e a Flynn

Universidade de Rhode Island (URI), Estados unidos, está a revogar os graus académicos honorários conferidos a dois importantes conselheiros do ex-Presidente Donald Trump: o tenente-general aposentado Michael Flynn e o ex-presidente da câmara de Nova Iorque Rudolph Giuliani.

Universidade revoga graus académicos honorários a Giuliani e a Flynn
Notícias ao Minuto

06:20 - 22/01/22 por Lusa

Mundo EUA

O conselho de administração da universidade votou sexta-feira a revogação dos diplomas após deliberações internas que incluíam uma recomendação do presidente da URI, Marc Parlange.

Num comunicado, Parlange considera que Flynn e Giuliani "não representam mais" os valores e padrões que demonstraram quando receberam as honras.

"Como instituição cívica, a URI tem o privilégio e a responsabilidade de sustentar e preservar a democracia norte-americana, inspirando e modelando a boa cidadania", disse Parlange, que acrescentou: "Revogar esses diplomas honorários reforça os nossos valores e permite-nos liderar com verdade e integridade".

Giuliani, que foi um dos principais consultores jurídicos de Trump nos processos judiciais de contestação das eleições de 2020, recebeu o título de 'Doutor Honoris Causa' em 2003 com base na sua liderança após os ataques de 11 de setembro de 2001, segundo a URI.

Flynn, que atuou brevemente como conselheiro de segurança nacional de Trump antes de renunciar após relatos de que enganou funcionários de Trump sobre os contactos que manteve com a Rússia, recebeu um doutoramento honorário em 2014.

Segundo a AP, que noticia a decisão da URI, foram deixadas mensagens a pedir uma reação a um porta-voz de Giuliani e a um familiar de Flynn em Rhode Island.

O conselho da universidade baseou a sua decisão numa série de novas informações fornecidas pelo comité de diplomas honorários da URI, que é formado por professores, funcionários e alunos.

No caso de Flynn, destacou-se, entre outras questões, que ele se declarou culpado de mentir ao FBI.

Nascido em Rhode Island e formado na URI, em 1981, Flynn foi alvo de um perdão presidencial de Trump em 2020.

No caso de Giuliani, a universidade concluiu que as suas palavras "encorajaram o comportamento terrorista doméstico" que levou ao ataque de 06 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA.

A URI considerou ainda na decisão que Giuliani foi suspenso de exercer a advocacia no Distrito de Columbia e em Nova York por fazer "alegações infundadas de fraude desenfreada durante as eleições presidenciais de 2020".

Leia Também: Biden saúda investimento histórico da Intel no fabrico de semicondutores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório