Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º

Tribunal de Myanmar condena à morte ex-deputado do partido de Suu Kyi

Um tribunal de Myanmar (antiga Birmânia) condenou hoje à morte um antigo deputado do partido da líder deposta, Aung San Suu Kyi, a primeira condenação a pena capital de um ex-parlamentar desde o golpe de Estado, há quase um ano.

Tribunal de Myanmar condena à morte ex-deputado do partido de Suu Kyi
Notícias ao Minuto

20:17 - 21/01/22 por Lusa

Mundo Myanmar

Phyo Zeyar Thaw, membro da Liga Nacional para a Democracia (NLD), detido em novembro, foi "condenado à morte hoje por violar a lei antiterrorismo", disse o regime militar em comunicado.

Muitos membros da NLD foram presos ou estão em fuga desde o golpe de 1 de fevereiro de 2021 que derrubou Aung San Suu Kyi, mas esta é a primeira sentença de morte de um ex-deputado da NLD.

Phyo Zeyar Thaw, cujo nome verdadeiro é Maung Kyaw, foi preso num apartamento em Yangon na sequência de "informações e cooperação de cidadãos dedicados", disse a junta militar que tomou o poder em Myanmar.

É acusado de ter orquestrado vários ataques contra as forças de segurança do regime, incluindo um tiroteio este verão num comboio de passageiros de Yangon, no qual cinco polícias foram mortos.

Phyo Zeyar Thaw foi eleito para o parlamento nas eleições de 2015 que levaram o NLD ao poder.

Em 01 de fevereiro de 2021, os generais terminaram este período de transição democrática e desde então executam uma política de repressão que já levou à morte de quase 1.500 civis, de acordo com um grupo local de monitorização, e dezenas de opositores foram condenados à morte.

Em prisão domiciliária há quase um ano, Aung San Suu Kyi, 76 anos, já foi condenada em vários processos e enfrenta décadas de detenção.

Leia Também: Líder deposta Aung San Suu Kyi acusada de 5 novos crimes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório