Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Itália candidata o café expresso a património da UNESCO (outra vez)

Com ou sem açúcar, mais curto ou mais comprido, o hábito de beber um café expresso foi uma invenção social revolucionária no final do século XIX.

Itália candidata o café expresso a património da UNESCO (outra vez)
Notícias ao Minuto

15:47 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo UNESCO

O governo italiano vai submeter novamente uma candidatura para que o café expresso seja considerado património imaterial da humanidade pela UNESCO.

O secretário de Estado da Agricultura, Gian Marco Centinaio argumentou em comunicado, segundo o The Guardian, que o café expresso é "muito mais do que uma simples bebida" e faz parte da história gastronómica italiana.

Não é a primeira vez que o café expresso, que foi popularizado pelos italianos: em 2017, foi feita uma candidatura, mas o expresso acabou por ficar atrás da pizza napolitana na lista dos patrimónios imateriais da agência das Nações Unidas.

Para Centinaio, o café expresso é "um ritual autêntico e uma expressão da nossa sociedade que nos distingue do mundo".

As candidaturas podem ser submetidas até ao final do mês de março, mas o governo de Itália já se antecipou e já atirou o café expresso para a lista de considerações da UNESCO.

Segundo o Instituto Italiano do Café, citado pelo jornal britânico, o mercado do café expresso vale 4 mil milhões de euros em Itália e mais de 90% dos italianos bebe pelo menos um café por dia.

O café expresso foi inventado em Turim, no norte de Itália, no final do século XIX. Com ou sem açúcar, café era uma mera bebida, mas a criação do formato expresso, tomado numa pequena chávena de porcelana, tornou o ato numa ocasião social, que se mantém (e alguns países, Portugal incluído, acrescentaram licores e aguardantes para complementar o expresso).

O Instituto italiano até tem nas suas diretrizes o tempo ideal para a espuma no topo do expresso, espessura, temperatura e cor - que está eloquentemente descrita como "de castanho-avelã a preto escuro e caraterizada por reflexos pardos".

Leia Também: Brasil prevê obter a terceira melhor colheita de café da história em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório