Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Durão Barroso receia "ciclo interminável de doses de reforço" da vacina

O antigo primeiro-ministro acredita que, neste momento, "derrotar a Covid-19 é uma perspetiva realista".

Durão Barroso receia "ciclo interminável de doses de reforço" da vacina
Notícias ao Minuto

13:20 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Durão Barroso veio alertar que as diferenças existentes nas taxas de vacinação entre os países com mais e menos rendimentos pode criar uma eventual "catástrofe de saúde pública". Num artigo de opinião publicado no Jornal de Negócios, o atual presidente da Gavi alerta para o "risco substancial" desta realidade poder potenciar "um ciclo interminável de aplicação de doses de reforço".

No referido artigo, o ex-primeiro-ministro expressou as suas preocupações no que toca à atual abordagem perante o vírus, salientando que é preciso deixar de "perseguir o vírus" e agir com uma maior antecipação. Para tal, defende a necessidade de se criarem "novos compromissos por parte dos países de elevados rendimentos e dos fabricantes de vacinas". 

Durão Barroso vai ainda mais longe nos possíveis impactos que uma medida dessa natureza poderia ter: "Se protegermos as pessoas do mundo inteiro, poderemos reiniciar a economia e recuperar completamente o comércio e as viagens", destaca.

O antigo governante diz ainda ser "lamentável" que "mais de três mil milhões de pessoas, a maioria das quais a viver em países de rendimentos baixos" não  tenham recebido nenhuma dose da vacina contra a covid-19. Um grande contraste em relação aos países de rendimentos elevados, que "apresentam uma taxa média de vacinação superior a 75% e estão agora focados nos programas de reforço vacinal".

Acreditando que, neste momento, "derrotar a covid-19 é uma perspetiva realista", o antigo presidente da Comissão Europeia ressalva que vão continuar a existir, no entanto, "desafios do lado da procura e da oferta" de vacinas ao longo deste ano. 

Leia Também: Durão Barroso insta Europa a ter "papel mais construtivo" face à pandemia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório