Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Delegação talibã vai à Noruega para reuniões sobre crise humanitária

Uma delegação talibã é esperada na Noruega, entre 23 e 25 de janeiro, para reuniões que terão como foco a grave situação humanitária no Afeganistão e os direitos humanos no país, anunciou hoje a diplomacia norueguesa.

Delegação talibã vai à Noruega para reuniões sobre crise humanitária
Notícias ao Minuto

10:14 - 21/01/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

Em Oslo, os talibãs, no poder no Afeganistão desde agosto passado, deverão encontrar-se com representantes das autoridades norueguesas e de outros países, mas também com representantes da sociedade civil afegã, segundo indicou um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês.

"Nós estamos extremamente preocupados com a grave situação humanitária no Afeganistão, onde milhões de pessoas estão a enfrentar um desastre humanitário de grande amplitude", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros norueguesa, Anniken Huitfeldt, citada no comunicado.

"Para poder ajudar a população civil no Afeganistão, é essencial que tanto a comunidade internacional como os afegãos de diferentes partes da sociedade se comprometam num diálogo com os talibãs", acrescentou Anniken Huitfeldt.

Enfatizando que a Noruega será "clara" sobre as suas expectativas, particularmente no que diz respeito à educação das raparigas e aos direitos humanos, a ministra norueguesa especificou que as reuniões planeadas "não constituem uma legitimação ou reconhecimento dos talibãs".

"Entretanto, temos de falar com as autoridades que estão de facto a administrar o país. Não podemos deixar que a situação política leve a um desastre humanitário ainda maior", afirmou Anniken Huitfeldt.

A situação humanitária no Afeganistão sofreu uma reviravolta dramática desde meados de agosto de 2021, quando os talibãs regressaram ao poder no país.

A ajuda internacional ao país foi suspensa e os Estados Unidos também congelaram 9,5 mil milhões de dólares (8,37 mil milhões de euros) em ativos do Banco Central Afegão.

A fome agora ameaça 23 milhões de afegãos, ou 55% da população, segundo a ONU, que precisa de 4.400 milhões de dólares (cerca de 3.880 milhões de euros) dos países doadores só este ano para enfrentar a crise humanitária no país.

O regime talibã afegão acusou esta semana a comunidade internacional de conduzir o Afeganistão a uma das piores crises económicas e humanitárias da sua história e apelou aos países muçulmanos para reconhecerem o poder em Cabul.

Leia Também: Talibãs culpam comunidade internacional pela crise económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório