Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Tempestade de neve deixa Iraque e Síria cobertos de branco

Um cenário bonito, atípico nestes países, que levou muitos a brincar na neve, mas é sinónimo de dificuldades para outros. Veja algumas imagens abaixo.

Notícias ao Minuto

09:14 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tempestade

Uma tempestade de neve deixou o Iraque e a Síria cobertos por um manto branco, numa imagem fora do comum. Embora proporcione uma paisagem bonita, estas condições atmosféricas podem ser perigosas.

As pessoas na capital da região do Curdistão, Erbil, viram a cidade coberta de neve, o que agradou a muitos. “A felicidade era facilmente vista no rosto das pessoas. Começaram a postar fotografias e vídeos da neve nas redes sociais”, explicou o habitante local Zirak Jamal ao jornal Al-Monitor.

Embora as montanhas na região do Curdistão, perto da fronteira com a Turquia, recebam neve regularmente, segundo Jamal, a última vez que Erbil recebeu fortes nevões foi em 2004.

A neve também caiu no norte da Síria, área controlada por grupos rebeldes apoiados pela Turquia, deixando as estradas cortadas. A última vez que se verificou este fenómeno foi em 2003, ano em que as ruas da Síria ficaram cerca de 30 centímetros de neve.

A tempestade, para além das dificuldades que trouxe para as famílias que não têm condições nas suas casas para lidar com tanto frio, representa um problema agravado para os refugiados que vivem em campos. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) divulgou ontem que 362 barracas que servem de abrigo foram afetadas pela tempestade no noroeste da Síria, revelando que o campo de Abraz em Maabatli, a oeste de Bayramjah, teve que ser evacuado.

As autoridades sírias fecharam os portos mediterrâneos do país devido às condições climáticas, mas foram já reabertos, informou a agência de notícias estatal SANA.

Leia Também: Bombardeamento na Síria mata seis civis incluindo crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório