Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Seis cubanos e traficante de pessoas detidos nas Honduras

Seis imigrantes cubanos, que procuravam viajar ilegalmente desde o sul das Honduras para os Estados Unidos, foram detidos esta quinta-feira, juntamente com um homem, suspeito de tráfico de pessoas, que os acompanhava.

Seis cubanos e traficante de pessoas detidos nas Honduras
Notícias ao Minuto

08:11 - 21/01/22 por Lusa

Mundo Crime

Os imigrantes viajavam numa carrinha conduzida pelo suspeito de tráfico de pessoas, de 62 anos, quando foram detidos no município de El Triunfo, departamento de Choluteca, no sul das Honduras, junto à fronteira com a Nicarágua, divulgou a polícia local em comunicado.

O suspeito que transportava os cubanos, conhecido como 'coiote', foi presente a tribunal, acusado do crime de "tráfico ilegal de pessoas", acrescentou a polícia hondurenha, citada pela agência EFE.

Este homem hondurenho procurava transportar os cubanos de Choluteca para a fronteira com a Guatemala, de forma a prosseguir em direção aos Estados Unidos.

Os imigrantes estão detidos nas instalações do Instituto Nacional de Migração e as autoridades vão coordenar o regresso ao país de origem.

Este grupo de cubanos juntam-se a outros seis detidos na segunda-feira nas Honduras, quando também pretendiam viajar até aos Estados Unidos.

A detenção de segunda-feira ocorreu no município de Namasigüe, Choluteca, quando os cubanos estavam a ser transportados numa viatura por uma mulher hondurenha, suspeita de tráfico de pessoas.

Milhares de imigrantes, principalmente cubanos e africanos, passam por países da América Central para tentar chegar aos Estados Unidos.

Mais de 3.000 imigrantes ilegais, a maioria cubanos, foram detidos nas Honduras em 2021 por entrarem ilegalmente, alguns destes com a intenção de chegar aos Estados Unidos, segundo dados do INM.

No sábado, uma caravana com cerca de 800 pessoas, divididas em dois grupos, partiu das Honduras com intenção de chegar aos Estados Unidos.

No entanto, as forças de segurança da Guatemala impediram cerca de 300 imigrantes de prosseguirem, na tarde de sábado, enquanto um outro grande grupo regressou às Honduras naquele dia.

Leia Também: EUA manifestam apoio à nova líder das Honduras na tomada de posse

Recomendados para si

;
Campo obrigatório