Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Bolsonaro diz que o Suriname pode dar tratamento preferencial à Petrobras

O Suriname, que descobriu gigantescas áreas com petróleo em águas profundas de sua costa no Oceano Atlântico, estuda dar preferência à estatal brasileira Petrobras para explorar estas reservas, disse hoje o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro diz que o Suriname pode dar tratamento preferencial à Petrobras
Notícias ao Minuto

00:00 - 21/01/22 por Lusa

Mundo Petrobras

Numa visita oficial ao Suriname, Bolsonaro agradeceu em declarações aos 'media' proferidas ao lado do Presidente daquele país, Chandrikapersad Santokhi, uma conversa "sobre a possível prioridade que pode ser dada ao Brasil, por meio da Petrobras, para que venha aqui colaborar na prospeção de petróleo e gás."

O Presidente brasileiro admitiu que um dos propósitos de sua visita ao Suriname na quinta-feira e à Guiana na sexta-feira é oferecer aos dois países vizinhos a experiência que o Brasil tem na prospeção de petróleo e gás em águas profundas.

A Petrobras, que extrai mais de 95% do petróleo que produz em bacias offshore no oceano Atlântico, é uma das empresas líderes mundiais na exploração de petróleo e gás em águas profundas.

Numa transmissão direta nas redes sociais para seus seguidores realizada noite de quinta-feira após o encontro com Santokhi, Bolsonaro reiterou que o Presidente do Suriname prometeu estudar a possibilidade de dar "prioridade e preferência" ao Brasil na exploração dessas reservas por meio da Petrobras.

A cooperação na área de petróleo e gás foi um dos pontos mais destacados da Declaração Conjunta que Bolsonaro e Santokhi divulgaram após o encontro.

De acordo com o documento, os dois países concordaram em "analisar as possibilidades, à luz do desenvolvimento da indústria offshore de petróleo e gás no Suriname, de cooperação relacionada à capacitação técnica e institucional, desenvolvimento de conteúdo local e energias renováveis".

Ambos os países também se comprometeram a "trocar informação sobre os respetivos planos nacionais de energia, e a trocar experiências em matéria regulatória no setor do petróleo e gás, incluindo na regulação do conteúdo local, bem como na colaboração na prevenção de acidentes por derramamento de óleo".

Na declaração que prestaram conjuntamente para jornalistas, o Presidente do Suriname agradeceu as vacinas contra a covid-19 doadas pelo Brasil ao seu país e destacou a importante cooperação entre os dois países, refletida em um recorde de 25 projetos diferentes.

Santokhi acrescentou que espera que esta cooperação seja alargada a novas áreas, como petróleo e gás, com projetos que "certamente trarão resultados concretos para benefício mútuo".

Leia Também: Bolsonaro tem 10 dias para depor sobre divulgação de informação sigilosa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório