Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento austríaco aprova vacinação obrigatória contra a Covid-19

O país é o primeiro na Europa a estabelecer a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19.

Parlamento austríaco aprova vacinação obrigatória contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

19:59 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O Parlamento austríaco aprovou, esta quinta-feira, a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para os adultos com mais de 18 anos, a partir do próximo mês. Apesar dos protestos, o país é, assim, o primeiro na Europa a impor a obrigatoriedade das vacinas contra o SARS-CoV-2.

Sob o eco das manifestações que têm povoado o país desde que a medida foi anunciada, em novembro, o Parlamento austríaco aprovou hoje a obrigatoriedade das vacinas contra a Covid-19, com 137 votos a favor e 33 contra. Na verdade, apenas a extrema-direita não apoiou a medida, adianta a AFP.

Até agora, 72% da população tem o esquema vacinal completo, valor em linha com a média europeia de 70%, mas menor do que o registado pelos vizinhos italianos e franceses.

Com a nova lei, e após uma fase introdutória que durará até meados de março, quem não se vacinar poderá ser alvo de uma multa de até 3.600 euros.

"É desta forma que controlaremos o ciclo de fechar e abrir [o país], dos confinamentos", disse o ministro da Saúde, Wolfgang Mueckstein.

O Governo pretendia que a medida incluísse toda a gente a partir dos 14 anos, optando pela obrigatoriedade apenas junto dos adultos com mais de 18 anos, exceto pessoas grávidas e quem tenha isenção médica.

A imposição surge num momento em que o Governo decidiu estender as medidas de confinamento em vigor por mais 10 dias, devido aos valores recorde de casos diários, que, ontem, alcançaram os 27 mil.

Leia Também: Covid-19. Áustria prolonga medidas de prevenção por mais 10 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório