Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

China bloqueia na ONU pedido dos EUA para sanções a cinco norte-coreanos

A China bloqueou hoje na ONU um pedido dos Estados Unidos para aprovação de sanções a cinco norte-coreanos, quatro deles residentes em território chinês, em resposta aos recentes lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte.

China bloqueia na ONU pedido dos EUA para sanções a cinco norte-coreanos
Notícias ao Minuto

19:32 - 20/01/22 por Lusa

Mundo Diplomacia

O bloqueio da China ocorreu apenas duas horas antes de uma nova reunião à porta fechada dos 15 membros do Conselho de Segurança sobre a Coreia do Norte, também solicitada por Washington.

Fontes diplomáticas citadas pela France-Presse não excluem que outros países venham também a bloquear o pedido dos EUA, referindo-se implicitamente à Rússia.

Como Pequim, Moscovo há muito que mantém uma postura de não aumentar a pressão sobre Pyongyang, exigindo mesmo o alívio das sanções internacionais para fins humanitários.

Em 12 de janeiro, Washington sancionou os cinco norte-coreanos em questão, pedindo depois ao Comité de Sanções à Coreia do Norte o alargamento das medidas individuais a estes cinco indivíduos.

Qualquer decisão de um Comité de Sanções da ONU deve ser aprovada por unanimidade pelos 15 membros do Conselho de Segurança.

Identificados pelo Tesouro, os cinco cidadãos norte-coreanos sancionados por Washington - um residente da Rússia e os restantes na China - são acusados de estarem ligados ao programa de armas de destruição maciça de Pyongyang.

Leia Também: EUA pedem nova reunião do Conselho de Segurança sobre Coreia do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório