Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

NATO inicia modernização de base aérea da era comunista na Albânia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) começou hoje os trabalhos para modernizar a base aérea de Kucova, construída na era comunista na Albânia, de forma a permitir utilizá-la em operações militares da Aliança Atlântica.

NATO inicia modernização de base aérea da era comunista na Albânia
Notícias ao Minuto

16:25 - 20/01/22 por Lusa

Mundo Albânia

As obras estão estimadas em 51 milhões de euros e incluem a renovação da pista e dos "taxyways", bem como a construção de armazéns e de hangares, tendo sido projetadas para aumentar a interoperabilidade da NATO e apoiar missões aéreas de alerta antecipado no país dos Balcãs ocidentais.

A base em Kucova, 80 quilómetros a sul da capital Tirana, servirá a Albânia e também apoiará as operações de abastecimento aéreo da NATO, bem como prestará apoio logístico, policiamento aéreo, treino e exercícios.

O primeiro-ministro albanês, Edi Rama, disse que a escolha da NATO para usar a instalação como base tática "confirma o facto de que a pequena Albânia é um valor acrescentado" para a Aliança Atlântica.

A base aérea de Kucova foi construída na década de 1950, quando a Albânia era um aliado próximo da então União Soviética. 

O primeiro bombardeiro soviético Ilyushin Il-28 aí pousou em 1957, e os jatos MiG-17 chegaram pouco depois.

O regime comunista da Albânia entrou em colapso em 1990, mas Kucova permaneceu uma base aérea militar, embora já sem os aviões militares russos e chineses a partir de meados da década de 1990.

A Albânia é membro da NATO desde 2009. 

No ano passado, a Albânia acolheu os exercícios militares multinacionais "Defender-Europe 21", liderados pelo exército dos Estados Unidos.

Leia Também: Erdogan inaugura na Albânia complexo habitacional pago pela Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório