Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento propõe voto para presidente em parque de estacionamento

Em Itália, o presidente da república não é eleito através do sufrágio universal, mas sim pelos deputados do Parlamento e das assembleias regionais.

Parlamento propõe voto para presidente em parque de estacionamento
Notícias ao Minuto

15:47 - 20/01/22 por Hélio Carvalho

Mundo Itália

O presidente da Câmara dos Deputados em Itália, Roberto Fico, anunciou esta quinta-feira que os deputados nacionais e regionais que estiverem infetados com a Covid-19 poderão votar para o próximo Presidente da República... no parque de estacionamento do Parlamento.

Em Itália, a eleição do presidente é feita pelos deputados do Parlamento nacional e pelos delegados regionais, e este ano, realiza-se no dia 24 de janeiro. Mais de 1000 representantes políticos vão eleger o sucessor de Sergio Mattarella, que não se recandidata.

A proposta foi apresentada por Roberto Fico, do Movimento 5 Estrelas, depois de uma reunião com os partidos na câmara baixa.

Segundo a agência Reuters, cerca de 35 deputados estão isolados, e há um risco do número de representantes infetados aumentar, condicionando a legitimidade da eleição do próximo chefe de Estado.

Roberto Fico pediu ao Governo, liderado por Mario Draghi, que aprovasse uma isenção temporária para que os deputados possam sair de casa durante o isolamento para votar.

O presidente italiano é uma figura isenta e escolhida de forma quase consensual pelos vários partidos e, até ao momento, nenhum partido apresentou um nome. Mario Draghi, o atual primeiro-ministro, é um dos nomes 'atirados' para suceder a Mattarella.

Outro nome, muito mais polémico, é o do antigo primeiro-ministro, bilionário e controverso Silvio Berlusconi, que estará a preparar uma candidatura, apesar de um currículo marcado recentemente por alegados processos de fraude fiscal e ligações à máfia.

Berlusconi também ficou conhecido por algumas declarações menos felizes: chegou a dizer que Angela Merkel era "gorda" e que Barack Obama era "bronzeado", mas as duas palavras mais associadas ao italiano são "bunga bunga", as festas com modelos menores que fazia quando era primeiro-ministro e presidente do clube de futebol AC Milan.

Leia Também: Itália regista 192.320 casos de Covid-19 e 380 mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório