Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Sondagem em Espanha mostra subida de intenções de voto no PSOE e no PP

A mais recente sondagem do Centro de Investigações Sociológicas espanhol indica que as duas maiores formações políticas, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP, direita), aumentaram a sua popularidade para 28,5% e 21,5%, respetivamente.

Sondagem em Espanha mostra subida de intenções de voto no PSOE e no PP
Notícias ao Minuto

13:16 - 20/01/22 por Lusa

Mundo Espanha

Segundo este organismo estatal que conduz estudos de opinião, o aumento da intenção de voto nos partidos tradicionais espanhóis é feito à custa do Unidas Podemos (extrema-esquerda) e Cidadãos (direita-liberal), que estão a perder terreno, enquanto o Vox (extrema-direita) mantém o resultado do estudo anterior, feito um mês antes, no terceiro lugar.

O inquérito do CIS, realizado entre 03 e 14 de janeiro, indica que o PSOE aumentaria meio ponto percentual as intenções de voto e o PP sete décimas, reduzindo a diferença com os socialistas duas décimas de ponto percentual.

Por outro lado, o Unidas Podemos perderia seis décimas e ficaria com 13,1%, o Cidadãos teria uma queda mais acentuada, caindo quase dois pontos num mês, de 5,9% em dezembro para 4% em janeiro.

Este tipo de inquéritos tem sido muito criticado por praticamente todos os partidos espanhóis, desde que o CIS tem à frente um militante do PSOE, José Félix Tezanos, que, segundo eles, retira a independência necessária na elaboração destes estudos de opinião.

Leia Também: Grupo Dia teve redução nas vendas de 3,4% em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório