Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Bebé baleada em Nova Iorque em mais um episódio de violência

A menina está estável e internada no hospital. É o quarto caso violento em menos de um mês na cidade.

Bebé baleada em Nova Iorque em mais um episódio de violência

Uma bebé de onze meses foi atingida por uma bala perdida, na noite de quarta-feira, enquanto estava sentada num carro estacionado no bairro do Bronx, em Nova Iorque. Segundo as autoridades, a menina ficou gravemente ferida, mas encontra-se estável.

O recém-eleito 'mayor' de Nova Iorque, Eric Adams, considerou que esta foi uma "chamada de atenção" para a onda de violência e confrontos armados que tem assolado a cidade nos últimos meses.

Numa conferência de imprensa durante a noite, o subcomissário da política de Nova Iorque, Timothy McCormack, contou que o disparo ocorreu perto das 19h00 (hora local) quando um homem, armado, perseguia outra pessoa pela rua.

A bala terá entrado no carro pelas traseiras e atingido a bebé na bochecha, caindo no banco da frente. A menina estava sentada na traseira do carro, com a mãe, enquanto esperavam pelo pai que tinha ido a uma mercearia.

A poucos dias de fazer um ano, a menina foi levada para o hospital, onde foi entubada. A polícia está a investigar o sucedido, sendo que os dois homens fugiram rapidamente do local e ninguém foi detido. 

Para Eric Adams, o vídeo gravado pelas câmaras dos polícias demonstra "um total desrespeito para com as pessoas inocentes que caminham por estas ruas". "Esta não é a cidade em que as nossas crianças deviam crescer e precisamos de ajuda", afirmou.

Rodeado de ativistas contra o uso, compra e venda de armas semiautomáticas, Adams pediu às autoridades judiciais e policiais que fossem mais rigorosas com criminosos violentos. Uma das suas promessas eleitorais tinha sido precisamente o combate à violência armada na cidade de Nova Iorque.

A conferência de Eric Adams - cujo mandato que iniciou no dia 1 de janeiro já viu pelo menos quatro situações violentas que terminaram numa morte - foi também uma espécie de debate.

Adams defende que a mão da polícia e da justiça deve ser ainda mais pesada com o crime armado, enquanto que Shanequa Charles, uma das ativistas antiviolência presentes no local, apontou que as detenções em massa não resultaram no passado - recordando o mandato de Rudy Giuliani à frente da cidade de Nova Iorque, no qual a simples suspeita de crime levou a rusgas em massa, afetando principalmente pessoas negras inocentes.

"Estamos muito zangados com a pessoa que disparou, podemos ficar muito zangados com a situação que deixou ferido mais um dos nossos bebés, mas a questão que se impõe é: o que é que tem causado disto?", disse a ativista, alertando para a necessidade de investigar a raiz desta onda de violência.

Leia Também: Democrata Eric Adams vence eleições autárquicas em Nova Iorque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório