Bebé baleada em Nova Iorque em mais um episódio de violência

A menina está estável e internada no hospital. É o quarto caso violento em menos de um mês na cidade.

Presidente da câmara de Nova Iorque aponta 1.ª mulher a liderar a polícia

© Getty Images

Hélio Carvalho
20/01/2022 09:16 ‧ 20/01/2022 por Hélio Carvalho

Mundo

Estados Unidos

Uma bebé de onze meses foi atingida por uma bala perdida, na noite de quarta-feira, enquanto estava sentada num carro estacionado no bairro do Bronx, em Nova Iorque. Segundo as autoridades, a menina ficou gravemente ferida, mas encontra-se estável.

O recém-eleito 'mayor' de Nova Iorque, Eric Adams, considerou que esta foi uma "chamada de atenção" para a onda de violência e confrontos armados que tem assolado a cidade nos últimos meses.

Numa conferência de imprensa durante a noite, o subcomissário da política de Nova Iorque, Timothy McCormack, contou que o disparo ocorreu perto das 19h00 (hora local) quando um homem, armado, perseguia outra pessoa pela rua.

A bala terá entrado no carro pelas traseiras e atingido a bebé na bochecha, caindo no banco da frente. A menina estava sentada na traseira do carro, com a mãe, enquanto esperavam pelo pai que tinha ido a uma mercearia.

A poucos dias de fazer um ano, a menina foi levada para o hospital, onde foi entubada. A polícia está a investigar o sucedido, sendo que os dois homens fugiram rapidamente do local e ninguém foi detido. 

Para Eric Adams, o vídeo gravado pelas câmaras dos polícias demonstra "um total desrespeito para com as pessoas inocentes que caminham por estas ruas". "Esta não é a cidade em que as nossas crianças deviam crescer e precisamos de ajuda", afirmou.

Rodeado de ativistas contra o uso, compra e venda de armas semiautomáticas, Adams pediu às autoridades judiciais e policiais que fossem mais rigorosas com criminosos violentos. Uma das suas promessas eleitorais tinha sido precisamente o combate à violência armada na cidade de Nova Iorque.

A conferência de Eric Adams - cujo mandato que iniciou no dia 1 de janeiro já viu pelo menos quatro situações violentas que terminaram numa morte - foi também uma espécie de debate.

Adams defende que a mão da polícia e da justiça deve ser ainda mais pesada com o crime armado, enquanto que Shanequa Charles, uma das ativistas antiviolência presentes no local, apontou que as detenções em massa não resultaram no passado - recordando o mandato de Rudy Giuliani à frente da cidade de Nova Iorque, no qual a simples suspeita de crime levou a rusgas em massa, afetando principalmente pessoas negras inocentes.

"Estamos muito zangados com a pessoa que disparou, podemos ficar muito zangados com a situação que deixou ferido mais um dos nossos bebés, mas a questão que se impõe é: o que é que tem causado disto?", disse a ativista, alertando para a necessidade de investigar a raiz desta onda de violência.

Leia Também: Democrata Eric Adams vence eleições autárquicas em Nova Iorque

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas