Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Depois de 24 horas à deriva, homem nada até à principal ilha de Tonga

Nadando de ilha em ilha, e apesar das suas enormes dificuldades motoras, Lisala Folau conseguiu voltar à civilização.

Depois de 24 horas à deriva, homem nada até à principal ilha de Tonga
Notícias ao Minuto

08:10 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tonga

As comunicações nas mais de cem ilhas habitadas do arquipélago de Tonga ainda estão a ser repostas, depois do tsunami que atingiu o país no sábado, e muitos habitantes permanecem incontactáveis. Uma das primeiras histórias de sobrevivência a ser conhecida é a de Lisala Folau, um homem que, durante 24 horas, esteve à deriva pelo Oceano Pacífico.

Folau é um carpinteiro reformado, com deficiências motoras, e vive na ilha de Atata, a 13 quilómetros da ilha capital do Tonga, Tongatapu.

Numa entrevista à rádio local Broadcom FM, Folau contou que, quando as ondas do tsunami atingiram a sua casa, a sua família procurou refúgio em árvores. “De notar que sou deficiente motor. Não consigo andar bem, e quando consigo, acredito que um bebé consiga andar mais depressa que eu", disse.

Mas as ondas foram demasiado fortes para Lisala Folau e para a família, que acabaram por cair das águas e serem arrastados pelo mar. Folau conta que perdeu o contacto com os familiares e teve de tomar uma decisão assustadora.

"A verdade é que nenhum filho pode abandonar o seu pai. Mas como pai, fiquei em silêncio porque se ele me ouvisse, saltaria para o mar e tentaria salvar-me. Mas percebi que a situação era difícil e pensei que se o pior acontecesse, aconteceria apenas comigo", confessou Folau.

Lisala Folau ficou à deriva durante a noite, até dar à costa da pequena ilha inabitada de Toketoke. Chegou a ver um barco de patrulha, mas as autoridades não o viram. Então, o homem voltou para o mar e nadou, entre as 10h de domingo até às 18h, para outra ilha inabitada, Polo'a.

Depois de umas horas de descanso e desespero, à procura de sinais de vida e da família, Folau tentou mais uma vez nadar. Afirmou que "tinha força mental para chegar a Sopu", o extremo ocidental da capital Nuku'alofa, na ilha principal de Tongatapu.

Às 21h, mais de 24 horas depois de ser arrastado pelo Oceano Pacífico, Folau foi encontrado por um carro e acolhido por uma família.

Numa publicação no Facebook, o filho Talivakaola Folau agradeceu a quem encontrou o pai. "Não parei de chorar quando pensei no meu pai a nadar à deriva no oceano. O meu coração está partido, mas tu és um homem cheio de vontade, pai", escreveu.

Para já, as autoridades ainda não conseguiram localizar a família de Lisala Folau. Foram registadas apenas três vítimas mortais do tsunami que destruiu a grande maioria do país, mas há vários feridos e desaparecidos. Estima-se que cerca de 80% da população do pequeno reino tenha sido afetada pelo tsunami.

Leia Também: Mais de 80% da população de Tonga afetada pela erupção e pelo tsunami

Recomendados para si

;
Campo obrigatório