Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Biden desapontado com fracasso da lei de proteção de voto no Senado

O Presidente dos Estados Unidos disse esta quarta-feira estar "profundamente desapontado" com o fracasso no Senado da grande reforma eleitoral com a qual procurava proteger os direitos de voto das restrições impostas nos estados conservadores.

Biden desapontado com fracasso da lei de proteção de voto no Senado
Notícias ao Minuto

06:15 - 20/01/22 por Lusa

Mundo EUA

"Estou profundamente desapontado por o Senado não ter conseguido defender a nossa democracia. Estou desapontado, mas não desanimado", escreveu Joe Biden na rede social Twitter.

Biden prometeu que continuaria a insistir em mudanças para proteger os direitos de voto nos EUA.

O seu grande projcto de reforma eleitoral foi derrotada esta quarta-feira no Senado devido ao bloqueio unânime republicano, mas também às divisões dentro do seu próprio partido.

Primeiro os republicanos recusaram-se a debater a grande reforma eleitoral de Biden, utilizando uma manobra conhecida como 'filibuster', que permite que qualquer medida seja impedida de ser debatida, a menos que se reúna um mínimo de 60 votos.

Horas mais tarde, o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, propôs uma mudança nas regras do Senado para retirar o poder ao obstrutor e fazer com que a medida fosse debatida.

No entanto, como previsto, não conseguiu reunir o apoio de que necessitava dentro das suas fileiras.

Os senadores democratas Kyrsten Sinema do Arizona e Joe Manchin da Virgínia Ocidental juntaram-se aos republicanos para votar contra a alteração das regras do jogo.

O impasse republicano e as diferenças internas entre os democratas são um revés para Biden, que assinala hoje um ano em funções à frente da Casa Branca.

Leia Também: Biden diz que é possível reunir-se com Putin para discutir tensões

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório