Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Biden diz não ser momento para desistir das negociações com Irão

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que não é tempo de considerar as negociações para salvar o acordo nuclear de 2015 com o Irão como fracassadas, apesar do pouco progresso feito nos últimos meses.

Biden diz não ser momento para desistir das negociações com Irão
Notícias ao Minuto

23:12 - 19/01/22 por Lusa

Mundo EUA

"Não é hora de desistir, o progresso está a ser feito", afirmou Biden numa conferência de imprensa convocada para assinalar o primeiro aniversário da sua chegada ao poder, que se cumpre na quinta-feira.

Joe Biden acrescentou que existe "unidade" entre os Estados Unidos e o resto das potências que negociam com o Irão, designadamente Rússia, China, Alemanha, França e Reino Unido.

O Irão está a negociar em Viena com os cinco países, e indiretamente com os Estados Unidos, para salvar o acordo de 2015, que limitou o programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções dos EUA.

Em 2018, o antecessor de Biden, Donald Trump, retirou os Estados Unidos do pacto e impôs novas sanções a Teerão, que respondeu no ano seguinte rompendo os limites impostos ao seu programa atómico ao acumular mais urânio do que o acordado.

O objetivo das negociações em curso é que os EUA regressem ao pacto e que o Irão o cumpra novamente de forma integral, razão pela qual deseja o levantamento das sanções.

Na passada sexta-feira, o Alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, mostrou-se otimista quanto à possibilidade de as conversações em Viena se concretizarem "em semanas", face ao pessimismo com que concluiu 2021.

No entanto, nesta segunda-feira, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Said Khatibzade, disse aos Estados Unidos para se apressarem a decidir sobre um possível levantamento das sanções e alertou que Washington não vai gostar do "plano B" caso as negociações fracassem.

Leia Também: Biden anuncia que se recandidata em 2024 com Kamala Harris como vice

Recomendados para si

;
Campo obrigatório