Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Borrell convida Blinken para reunião dos MNE da UE na segunda-feira

O Alto Representante europeu para a Política Externa convidou hoje o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, a participar na próxima segunda-feira no Conselho de Negócios Estrangeiros dos 27 para abordar a crise entre Rússia e Ucrânia.

Borrell convida Blinken para reunião dos MNE da UE na segunda-feira
Notícias ao Minuto

18:41 - 19/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Quero muito prosseguir com os nossos contactos e os esforços diplomáticos internacionais em curso e a contínua e estreita coordenação transatlântica. A União Europeia (UE) e os Estados Unidos permanecem unidos para enfrentar os desafios à segurança na Europa", indicou Josep Borrell na sua conta na rede social Twitter.

A reunião de segunda-feira, que reúne os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 Estados-membros da UE em Bruxelas, abordará a situação na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia face à concentração de tropas russas na fronteira entre os dois países, e o motivo de um périplo europeu de Blinken, com o objetivo de reduzir a tensão.

O secretário de Estado norte-americano aterrou hoje em Kiev para reuniões com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, com o seu homólogo Dmytro Kuleba, e seguiu para a Alemanha, onde manterá um encontro com a chefe da diplomacia germânica, Annalena Baerbock.

Na sexta-feira, Blinken reúne-se em Genebra com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, num encontro descrito pela administração norte-americana como "uma oportunidade" para partilhar as suas preocupações com a Rússia sobre a situação na Ucrânia, e encontrar pontos comuns para prosseguir na via diplomática.

Josep Borrell voltou a reiterar hoje o apoio à Ucrânia face ao reforço militar russo junto ao seu território, e na sequência de um contacto telefónico mantido com Kuleba elogiou a "moderação" que o país tem vindo a demonstrar.

Neste contacto, o Alto Representante do bloco europeu para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança voltou a manifestar o "apoio firme e sem alterações da UE à Ucrânia" e transmitiu "a determinação da UE de continuar a pedir à Rússia que reduza a escalada e retire as suas forças", assinalou o Serviço Europeu para a Ação Externa num comunicado.

Leia Também: EUA admitem que Rússia pode duplicar número de tropas na fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório