Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente da Gâmbia toma posse para segundo mandato

O Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, prestou hoje juramento para um segundo mandato, numa cerimónia perto da capital, Banjul, perante vários chefes de Estado africanos.

Presidente da Gâmbia toma posse para segundo mandato
Notícias ao Minuto

17:59 - 19/01/22 por Lusa

Mundo Mandato

As primeiras eleições de Barrow, em dezembro de 2016, puseram fim a mais de 20 anos de ditadura sob Yahya Jammeh no pequeno país da África Ocidental.

Um antigo promotor imobiliário, Barrow foi reeleito em dezembro de 2021, tendo ganhado com 53% dos votos.

A cerimónia de posse para o seu segundo mandato de cinco anos decorreu no Estádio de Bakau, perto da capital.

"Este é um momento de vitória para o povo deste país abençoado", disse Barrow, citado pela agência France-Presse, numa cerimónia pontuada por 21 tiros de canhão.

As eleições de dezembro foram realizadas pacificamente e foram a primeira transição aberta desde a ditadura de Yahya Jammeh na antiga colónia britânica.

Yahya Jammeh, que chegou ao poder em 1994 num golpe de Estado sem sangue, governou o país, um dos mais pobres do mundo, com um punho de ferro até ser forçado ao exílio em janeiro de 2017 na sequência da sua derrota inesperada nas eleições presidenciais de dezembro de 2016.

O Partido Democrata Unido, do principal candidato da oposição, Ousainou Darboe, apelou contra a reeleição de Adama Barrow para o Supremo Tribunal, alegando irregularidades e corrupção na campanha.

O Supremo Tribunal rejeitou os recursos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório