Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente turco vai a Kiev em breve para tentar apaziguar tensões

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vai efetuar, "nas próximas semanas", uma visita à Ucrânia para tentar apaziguar a tensão crescente entre Kiev e Moscovo, indicou hoje um porta-voz da Presidência turca.

Presidente turco vai a Kiev em breve para tentar apaziguar tensões
Notícias ao Minuto

14:04 - 19/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"O Presidente Erdogan viajará para a Ucrânia para se encontrar com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Mas vamos permanecer em contacto próximo com os russos para evitar qualquer ação militar, cujas consequências seriam significativas e irreversíveis", disse Ibrahim Kalin.

Erdogan também convidou os Presidentes ucraniano e russo, Zelensky e Vladimir Putin, respetivamente, a deslocarem-se à Turquia "para resolver as divergências", acrescentou o mesmo porta-voz.

"A Turquia está pronta para desempenhar qualquer papel para aliviar as tensões. Fazemos isso como amigos da Rússia e da Ucrânia e como aliados da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", argumentou.

Estes contactos surgem num contexto de fortes tensões em torno da Ucrânia, com Kiev e os seus aliados ocidentais e acusarem a Rússia de uma concentração massiva de tropas junto à fronteira comum na perspetiva de uma eventual invasão.

A Rússia tem desmentido qualquer intenção bélica, mas formulou diversas exigências, que se destinam a garantir a sua própria "segurança".

A Turquia, Estado-membro da NATO, e a Rússia têm enfrentado alguns problemas nas relações bilaterais, sobretudo depois de Ancara ter fornecido 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) ao exército ucraniano e por se recusar a reconhecer a anexação russa da península da Crimeia, em 2014.

A Rússia já rejeitou as ofertas de mediação da Turquia por causa da venda de 'drones' turcos à Ucrânia.

Leia Também: Ucrânia: Presidente Zelensky agradece a ajuda dos Estados Unidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório