Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Maré negra. Tsunami de Tonga provocou derrame em refinaria chilena

O derrame foi provocado por ondulação forte que atingiu um petroleiro em descarga.

Notícias ao Minuto

12:23 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tonga

O tsunami provocado pelo vulcão de Tonga provocou uma fuga de crude que estava a ser descarregado numa refinaria chilena.

Pelo menos duas praias foram atingidas pela maré negra na região de Ventanilla.

O derrame foi provocado por ondulação forte que atingiu um petroleiro em descarga para a refinaria la Pampilla, operada pela Repsol, dizem as autoridades ambientais. 

De acordo com a Agência de Avaliação e Controle Ambiental (OEFA), citada pelo El País, o petróleo bruto afeta cerca de 18 mil quilómetros quadrados no mar. 

Desde segunda-feira, veterinários e especialistas do Serviço de Florestas e Fauna Bravia (Serfor), vinculado ao Ministério da Agricultura, resgataram animais cobertos de óleo e encaminharam-nos para o Parque de la Leyendas, um dos zoológicos da capital.

A explosão vulcânica em Tonga provocou alarmes de tsunami em todo o Pacífico e subida de marés que se fizeram sentir noutros oceanos, incluindo o Atlântico. O Governo de Tonga descreveu como "um desastre sem precedentes" a devastação causada pela erupção vulcânica e pelo consequente tsunami neste arquipélago do Pacífico Sul, que causou também a morte de pelo menos três pessoas.

A Nova Zelândia disse hoje que irá demorar pelo menos um mês a ser reparado um cabo de comunicação submarino que liga ao resto do mundo as ilhas de Tonga, devastadas por uma erupção vulcânica e um tsunami.

Leia Também: Tonga sem comunicações por 'pelo menos' um mês após erupção e tsunami

Recomendados para si

;
Campo obrigatório