Procurar

Maré negra. Tsunami de Tonga provocou derrame em refinaria chilena

O derrame foi provocado por ondulação forte que atingiu um petroleiro em descarga.

Maré negra. Tsunami de Tonga provocou derrame em refinaria chilena Maré negra. Tsunami de Tonga provocou derrame em refinaria chilena
Anterior Seguinte
Galeria

5 Fotos

© REUTERS/Pilar Olivares

Notícias ao Minuto
19/01/2022 12:23 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

Tonga

O tsunami provocado pelo vulcão de Tonga provocou uma fuga de crude que estava a ser descarregado numa refinaria chilena.

Pelo menos duas praias foram atingidas pela maré negra na região de Ventanilla.

O derrame foi provocado por ondulação forte que atingiu um petroleiro em descarga para a refinaria la Pampilla, operada pela Repsol, dizem as autoridades ambientais. 

De acordo com a Agência de Avaliação e Controle Ambiental (OEFA), citada pelo El País, o petróleo bruto afeta cerca de 18 mil quilómetros quadrados no mar. 

Desde segunda-feira, veterinários e especialistas do Serviço de Florestas e Fauna Bravia (Serfor), vinculado ao Ministério da Agricultura, resgataram animais cobertos de óleo e encaminharam-nos para o Parque de la Leyendas, um dos zoológicos da capital.

A explosão vulcânica em Tonga provocou alarmes de tsunami em todo o Pacífico e subida de marés que se fizeram sentir noutros oceanos, incluindo o Atlântico. O Governo de Tonga descreveu como "um desastre sem precedentes" a devastação causada pela erupção vulcânica e pelo consequente tsunami neste arquipélago do Pacífico Sul, que causou também a morte de pelo menos três pessoas.

A Nova Zelândia disse hoje que irá demorar pelo menos um mês a ser reparado um cabo de comunicação submarino que liga ao resto do mundo as ilhas de Tonga, devastadas por uma erupção vulcânica e um tsunami.

Leia Também: Tonga sem comunicações por 'pelo menos' um mês após erupção e tsunami

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10