Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Maré negra. Tsunami de Tonga provocou derrame em refinaria chilena

O derrame foi provocado por ondulação forte que atingiu um petroleiro em descarga.

Notícias ao Minuto

12:23 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tonga

O tsunami provocado pelo vulcão de Tonga provocou uma fuga de crude que estava a ser descarregado numa refinaria chilena.

Pelo menos duas praias foram atingidas pela maré negra na região de Ventanilla.

O derrame foi provocado por ondulação forte que atingiu um petroleiro em descarga para a refinaria la Pampilla, operada pela Repsol, dizem as autoridades ambientais. 

De acordo com a Agência de Avaliação e Controle Ambiental (OEFA), citada pelo El País, o petróleo bruto afeta cerca de 18 mil quilómetros quadrados no mar. 

Desde segunda-feira, veterinários e especialistas do Serviço de Florestas e Fauna Bravia (Serfor), vinculado ao Ministério da Agricultura, resgataram animais cobertos de óleo e encaminharam-nos para o Parque de la Leyendas, um dos zoológicos da capital.

A explosão vulcânica em Tonga provocou alarmes de tsunami em todo o Pacífico e subida de marés que se fizeram sentir noutros oceanos, incluindo o Atlântico. O Governo de Tonga descreveu como "um desastre sem precedentes" a devastação causada pela erupção vulcânica e pelo consequente tsunami neste arquipélago do Pacífico Sul, que causou também a morte de pelo menos três pessoas.

A Nova Zelândia disse hoje que irá demorar pelo menos um mês a ser reparado um cabo de comunicação submarino que liga ao resto do mundo as ilhas de Tonga, devastadas por uma erupção vulcânica e um tsunami.

Leia Também: Tonga sem comunicações por 'pelo menos' um mês após erupção e tsunami

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório