Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Empresa de Donald Trump acusada de fraude fiscal

Ex-presidente dos Estados Unidos já reagiu e diz que a investigação tem motivação política.

Empresa de Donald Trump acusada de fraude fiscal
Notícias ao Minuto

10:31 - 19/01/22 por Marta Amorim

Mundo Trump

O gabinete da Procuradora-Geral de Nova Iorque, Letitia James, disse em tribunal, esta terça-feira, que existirão provas de que a empresa do ex-presidente Donald Trump terá usado avaliações de ativos “fraudulentas ou enganosas” para obter empréstimos e benefícios fiscais.

O documento, entregue pelo gabinete, refere que as autoridades estaduais ainda não decidiram se abrirão um processo. 

No entanto, os investigadores deverão questionar Trump e os dois filhos mais velhos, Ivanka e Donald Jr., como parte da investigação, afirma o The  New York Times. 

O documento demonstra a contabilidade detalhada em como o grupo empresarial de Trump terá exagerado os valores dos ativos, de forma a obter condições de empréstimo favoráveis.

A  equipa da Procuradora-Geral acusa ainda de ter deturpado o valor das propriedades da empresa para reduzir a carga tributária, na forma de deduções fiscais. 

Por exemplo, o tamanho do apartamento luxuoso que Trump tem na Big Apple terá sido, perante o fisco, apresentado como um espaço três vezes superior ao valor real - resultando num benefício acima de 175 milhões de euros para a família Trump.

O ex-presidente dos EUA já reagiu e diz que a investigação tem motivação política.

Leia Também: Capitólio: Advogado de Trump entre intimados pela comissão de inquérito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório