Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º

Japão alarga restrições à medida que os casos de Covid-19 aumentam

Os casos de Ómicron atingiram um recorde na capital japonesa. As novas restrições devem entrar em vigor sexta-feira.

Japão alarga restrições à medida que os casos de Covid-19 aumentam
Notícias ao Minuto

10:10 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Tóquio e uma dúzia de outras áreas do Japão vão enfrentar novas medidas de combate à pandemia já a partir de sexta-feira. Os autarcas terão em mãos encurtar o horário dos restaurantes, por exemplo, depois de os casos de Ómicron terem atingido um recorde na capital.

Um painel de especialistas aprovou, esta quarta-feira, um plano para colocar as 13 áreas sob restrição durante três semanas até 13 de fevereiro, disse o ministro da Revitalização da Economia, Daishiro Yamagiwa, que também é responsável pelas medidas contra o vírus, citado pela Associated Press.

É expectável que o primeiro-ministro, Fumio Kishida, anuncie oficialmente as novas restrições numa reunião da task force do governo hoje.

A capital japonesa registou 7.377 novos casos esta quarta-feira, o maior registo diário desde um recorde anterior de 5.908 a 13 de agosto. No entanto, para já, o número crescente de casos ainda não está a sobrecarregar os hospitais da cidade. Apenas cerca de um quarto das camas disponíveis foram ocupadas em Tóquio e os casos graves representam apenas 2% de todas as hospitalizações, segundo o governo local.

Até agora, o Japão tem resistido ao uso de restrições para combater a pandemia e, em vez disso, concentrou-se em exigir que restaurantes e bares fechassem mais cedo e não servissem álcool. Apelou ainda ao público que use máscara e pratique distanciamento social, pois o governo tem em mente minimizar os danos à economia.

Em todo o país foram registados um total de 1,9 milhões de casos e 184 mil mortes. Mais de 134 mil pacientes estão agora em quarentena ou hospitalizados, refere o Ministério da Saúde.

Leia Também: EUA, Japão e Chile emitem alertas de tsunami após erupção de vulcão

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório