Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Companhias áreas suspendem voos para os EUA devido ao 5G

Em causa está o início do serviços de 5G da Verizon e da AT&T, planeado para esta quinta-feira, dia 19.

Companhias áreas suspendem voos para os EUA devido ao 5G
Notícias ao Minuto

23:52 - 18/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo 5G

Várias companhias aéreas - como a Emirates, as japonesas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines e a indiana Air India, decidiram suspender alguns voos para os Estados Unidos da América (EUA). Em causa está o início do serviços de 5G da Verizon e da AT&T, planeado para esta quinta-feira, dia 19.

A decisão surge depois de, na semana passada, a Administração Federal para a Aviação (FAA, na sigla em inglês) ter publicado uma diretiva que dava conta que o motor, sistemas de travagem e instrumentos de navegação podem ser bloqueados pelas frequências 5G na transição para o modo de aterragem. Na diretiva, a FAA requeria que as tripulações estivesse “cientes destes riscos” e adotassem procedimentos específicos de segurança ao aterrar" em determinadas pistas.

Face à suspensão de voos, a AT&T anunciou que irá adiar a ativação do serviço “nos arredores de alguns aeroportos”. Também a Verizon tomou decisão semelhante e irá adiar a ativação de algumas torres perto dos aeroportos mais importantes do país.

Numa carta enviada ao secretário dos Transportes, Pete Buttigieg, ao diretor-executivo da FAA, ao presidente da Comissão Federal de Comunicações e ao diretor do Conselho Económico Nacional, ao qual a BBC teve acesso, dez das maiores companhias aéreas dos EUA alertaram que a ativação do serviço 5G causará “uma grande interferências” nos voos, que levará a uma “calamidade económica completamente evitável”.

"Uma intervenção imediata é necessária para evitar uma perturbação operacional significativa para passageiros de voos, transportadores, cadeia de bens essenciais e necessário material médico”, incluindo a distribuição de vacinas, frisaram.

Leia Também: Companhias aéreas dos EUA preocupadas com interferências do 5G

Recomendados para si

;
Campo obrigatório