Meteorologia

  • 27 MAIO 2022
Tempo
32º
MIN 16º MÁX 35º

Comissão que investiga ataque ao Capitólio intima (mais) aliados de Trump

Esta é a mais recente intimação no processo de investigação do ataque ao Capitólio por parte de apoiantes do antigo Presidente norte-americano.

Comissão que investiga ataque ao Capitólio intima (mais) aliados de Trump

A comissão da Câmara dos Representantes norte-americana, que investiga o ataque ao Capitólio, ocorrido a 6 de janeiro de 2021, intimou hoje outros quatro aliados do antigo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump.

A investigação tem dado largos passos dentro do círculo de Trump, desta vez solicitando o testemunho e registos de Rudy Giuliani, Jenna Ellis, Sidney Powell e Boris Epshteyn, que defenderam publicamente as declarações de fraude eleitoral do magnata depois das eleições de 2020, na qual o democrata Joe Biden saiu vitorioso.

“Os quatro indivíduos que intimámos hoje avançaram teorias não fundamentadas sobre fraude eleitoral, levaram a cabo esforços para inverter os resultados da eleições, ou estiveram em contacto direto com o antigo Presidente na tentativa de parar a contagem dos votos eleitorais”, justificou o congressista democrata Bennie Thompson, presidente do painel de investigação, em comunicado.

“Esperamos que estes indivíduos se juntem às cerca de 400 testemunhas que falaram com a comissão, que trabalha para obter respostas para o povo americano sobre o ataque violento à nossa democracia”, adiantou o documento.

Recorde-se que a mais recente intimação havia sido feita junto do líder da minoria republicana da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, um importante aliado de Trump. Em causa estava o testemunho e divulgação das suas comunicações com o antigo chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, nos dias anteriores ao ataque. O republicano, por sua vez, terá recusado cooperar com o painel, alegando que o inquérito não é legítimo, e acusando a comissão de "abuso de poder".

Leia Também: Líder republicano da câmara baixa recusa cooperar com inquérito

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório