Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

EUA inquietos com eventual instalação de armas nucleares na Bielorrússia

Os EUA estão preocupados com um projeto de reforma constitucional na Bielorrússia que permitirá instalar armas nucleares russas neste país que faz fronteira com Ucrânia e Polónia, disse hoje à imprensa uma alta funcionária do Departamento de Defesa.

EUA inquietos com eventual instalação de armas nucleares na Bielorrússia
Notícias ao Minuto

22:42 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Defesa

A fonte, que solicitou o anonimato, referiu-se ainda aos exercícios militares anunciados hoje por Minsk, considerando que "vão muito além do normal" e podem anunciar uma presença militar permanente da Rússia nesta ex-república soviética, que continua a ser um dos aliados mais próximos de Moscovo.

O Ministério da Defesa bielorrusso anunciou hoje a realização de exercícios militares conjuntos com a Rússia, denominados "Determinação Aliada-2022", de 10 a 20 de fevereiro.

As manobras fazem parte de uma inspeção das capacidades das forças de reação dos dois países, acrescentou o ministério.

A fonte norte-americana alertou que a Bielorrússia aumentou o seu papel como "ator desestabilizador" na região.

Relativamente ao projeto de reforma da Constituição da Bielorrússia, a fonte do Departamento de Defesa salientou que as alterações propostas "podem ser interpretadas como uma forma de abrir caminho para a Rússia guarnecer forças em território bielorrusso", que podem ser convencionais e nucleares, e advertiu que representariam "um desafio" à segurança europeia.

O documento, que será submetido a referendo em 2022, retira a cláusula de que a Bielorrússia é um país livre de armas nucleares, em linha com a afirmação do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, de que Minsk está disposto a aceitar esse tipo de armamento russo face a uma ameaça da NATO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório