Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Justiça está a investigar fundador do M5S por tráfico de influência

A Justiça italiana está a investigar Beppe Grillo, fundador do Movimento 5 Estrelas (M5S), por tráfico de influências sobre contratos publicitários assinados com a empresa de navegação italiana Moby Lines entre 2018 e 2019, informou hoje a imprensa italiana.

Justiça está a investigar fundador do M5S por tráfico de influência
Notícias ao Minuto

22:17 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Itália

A Procuradoria de Milão (norte do país) investiga a empresa há muito tempo devido às inúmeras dívidas que acumulou em 2019, algumas por pagamentos sem justificativo e que a levaram a incorrer em risco de falência.

Nesta investigação, o Ministério Público de Milão acredita que a Moby Lines pagou 240.000 euros entre 2018 e 2019 à empresa que administra o blogue de Grillo em troca da publicação de um anúncio por mês no portal e nas redes sociais e outros tipos de conteúdo editorial e entrevistas que favoreceu a companhia de navegação.

O ex-presidente da Moby Lines Vincenzo Onorato também está a ser investigado porque, segundo a investigação, pediu a Grillo que alguns políticos o ajudassem a empresa em troca de favores económicos, indicam as mesmas fontes.

A investigação também está a avaliar a legalidade de um pagamento de cerca de 200.000 euros a uma fundação do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi e outro de 600.000 euros à consultoria Casaleggio Associati, que é administrada pelo filho de Gianroberto Casaleggio, cofundador da M5S e que morreu em 2016, além de outros partidos como os Irmãos da Itália ou o Partido Democrático (PD).

O M5S, fundado em 2009 por Casaleggio e Grillo contra o sistema político tradicional, é o partido com maior representação no Parlamento italiano, desde que a formação venceu as eleições de 2018, embora desde então venha perdendo apoio, segundo as sondagens.

Leia Também: Bonucci multado em 10 mil euros por ameaçar dirigente do Inter de Milão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório