Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Cabo Verde volta a operar com navio de investigação oceanográfico

O navio de investigação oceanográfico "Islândia", doado em 1994 a Cabo Verde pelas autoridades islandesas e inoperacional há quase sete anos, voltará a navegar em fevereiro, anunciou hoje o Ministério do Mar cabo-verdiano.

Cabo Verde volta a operar com navio de investigação oceanográfico
Notícias ao Minuto

18:37 - 18/01/22 por Paulo Julião

Mundo Navio

A antiga e pequena embarcação de pesca de arrasto pelágico e de fundo foi construída em 1993 na Islândia e no ano seguinte, ao ser entregue ao Governo cabo-verdiano, passou para a responsabilidade do atual Instituto do Mar, mas estava parada desde 2015.

Uma nota do Ministério do Mar divulgada hoje, após a visita do ministro do Mar, Abraão Vicente, à embarcação, no Mindelo, ilha de São Vicente, refere que a intervenção no "Islândia" envolveu um investimento de nove milhões de escudos (82 mil euros), financiada pelos apoios setoriais da União Europeia e pelo Fundo Autónomo das Pescas, e deverá ficará concluída "em finais de janeiro".

Acrescenta que este investimento é feito no âmbito das "políticas do Governo para a consolidação das economias marítima e azul, através da investigação".

"Em fevereiro, após a devida certificação de navegabilidade, o 'Islândia' capacitará o Instituto do Mar de meios próprios para a realização de trabalhos de investigação em alto mar com a participação de técnicos e cientistas nacionais ou estrangeiros", acrescenta-se na nota, sublinhando-se a importância de Cabo Verde receber "missões científicas estrangeiras", mas mantendo "o seu projeto próprio no âmbito do estudo dos oceanos e das espécies marinhas".

Antes da paragem, e já após a reforma sofrida entre 2006 e 2008, a embarcação servia como plataforma oceanográfica, permitindo realizar campanhas no Atlântico nordeste tropical, garantindo ainda a amostragem mensal no Observatório do Oceano de Cabo Verde.

Para viagens curtas, o "Islândia" conseguia acomodar até nove cientistas, mas para trabalhos de vários dias a acomodação era de cinco pessoas, tendo a bordo um pequeno refeitório, cozinha, dois quartos, abastecimento de água fresca e um pequeno laboratório, além de equipamentos técnicos utilizados nos levantamentos de dados oceânicos.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório