Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Hungria acusa Bruxelas de reter 7.000 milhões de fundos de recuperação

O Governo da Hungria acusou hoje a Comissão Europeia (CE) de reter os fundos de recuperação que lhe correspondem, de cerca de 7.000 milhões de euros, por razões políticas e sem que existam bases legais para o fazer.

Hungria acusa Bruxelas de reter 7.000 milhões de fundos de recuperação

"A CE não tem qualquer base para reter, por razões políticas, os fundos de recuperação (pós-covid)", afirmou o ministro da Economia húngaro, Mihály Varga, num comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN).

A situação, acusa o Governo húngaro, viola a liberdade de concorrência, uma vez que alguns países receberam fundos já no ano passado, enquanto a Hungria e outros três não tiveram acesso aos mesmos.

A CE alertou que era pouco provável que em 2021 pudesse aprovar os planos de recuperação de países como a Hungria e a Polónia, que têm processos abertos em Bruxelas desencadeados por falta de respeito pelo Estado de direito.

O desembolso das verbas dos fundos de recuperação para a Hungria, no montante de cerca de 7.000 milhões de euros, foi suspenso depois de Bruxelas ter considerado insatisfatórias as respostas recebidas do governo do ultranacionalista Viktor Orbán sobre vários procedimentos.

O ministro da Economia repetiu hoje a interpretação húngara de que a UE está a punir o país por ter aprovado uma lei chamada "defesa de menores", que segundo os seus críticos é homofóbica, ligando os homossexuais à pedofilia.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório