Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Comissão Europeia adota iniciativas de apoio ao ensino superior

A Comissão Europeia adotou hoje duas iniciativas para apoiar e desenvolver o ensino superior, desenhando uma estratégia para o futuro e aumentando a cooperação através da construção de pontes.

Comissão Europeia adota iniciativas de apoio ao ensino superior

A primeira iniciativa, segundo uma nota de imprensa, visa -- através de uma estratégia europeia para as universidades - reforçar a dimensão europeia do ensino superior e da investigação, centrando-se nas carreiras académicas e de investigação e capacitando as universidades como motores do papel e da liderança global da União Europeia (UE).

Segundo dados de Bruxelas, a Europa abriga cerca de 5.000 instituições de ensino superior, 17,5 milhões estudantes do ensino superior, 1,35 milhões de professores e 1,17 milhões de investigadores, pretendendo-se, com esta estratégia, apoiar e permitir que todas as universidades na Europa contribuam para a resiliência e recuperação da UE.

O executivo comunitário adotou ainda uma proposta de recomendação do Conselho sobre uma maior cooperação a nível do ensino superior europeu e que deverá facilitar o fluxo de conhecimentos e estabelecer uma ligação mais forte entre a educação, a investigação e comunidades industriais inovadoras.

A proposta é um convite aos Estados-membros para tomarem medidas e criarem condições adequadas a nível nacional que permitam uma cooperação transnacional e desenvolvimento de atividades conjuntas de educação e investigação.

Neste âmbito, a Comissão Europeia quer, até meados de 2024, desenvolver iniciativas, por exemplo no âmbito do programa Erasmus+, como um estatuto legal de alianças de instituições de ensino superior que lhes permita reunir recursos, capacidades e os seus pontos fortes.

Leia Também: Reitor diz que ministro se "recusou a assinar" financiamento da UAc

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório