Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Exército do Mali anuncia morte de 14 jihadistas

As forças armadas malianas mataram 14 suspeitos de terrorismo numa operação realizada no passado domingo na zona de Tarabakoro-Akor-Djeda, a norte de Bamako, incluindo um dos seus líderes, Hadji Modibo Bah, procurado por vários ataques na região.

Exército do Mali anuncia morte de 14 jihadistas
Notícias ao Minuto

10:37 - 18/01/22 por Lusa

Mundo Mali

De acordo com o Estado-Maior General das Forças Armadas do Mali (FAMA), num comunicado citado pela agência Efe, aquele líder de um grupo armado esteve ainda alegadamente envolvido em outros ataques a postos de segurança na zona de Guiré, na região de Koulikoro, sudoeste do Mali.

A nota indica que foram ainda detidos outros terroristas suspeitos, sem indicar o número, e foram apreendidos um veículo do tipo todo-o-terreno, quatro motos e duas espingardas.

A nota resume igualmente as últimas operações antiterroristas realizadas pelo exército maliano este mês, a primeira das quais foi em 10 de janeiro, em que seis terroristas terão sido mortos por ataques aéreos em Songo, na área de Bankass, região de Mopti (centro-este do país).

Dois dias depois, uma ofensiva aérea em Sama, Sosso e Logori, na mesma zona, causou várias mortes, Ousmane Sidibe, conhecido por Bobala, o "número dois" da Frente de Libertação de Macina, uma das principais fações ligadas à al-Qaeda no Sahel, e "vários outros líderes terroristas".

Esta filial da al-Qaeda - Nusrat al-Islam -, anunciou na passada sexta-feira que realizou seis ataques contra as FAMA entre 22 de dezembro e 3 de janeiro em diferentes regiões do Mali, nos quais 20 soldados malianos foram mortos.

O grupo terrorista anunciou num comunicado publicado em meios jihadistas que os seus elementos apreenderam uma grande quantidade de armas e munições durante estes ataques. Nenhuma fonte oficial maliana confirmou essas alegações.

No dia 14, na cidade de Tiere, na fronteira com o Burkina Faso, as forças malianas mataram quatro jihadistas e prenderam mais três.

Finalmente, no sábado 15, o exército do Mali matou nove terroristas numa operação militar na região de Segou, no centro do país, na qual as forças armadas destruíram duas das bases logísticas dos jihadistas.

A operação teve lugar na cidade de Alatona, e dela resultou a captura de dois veículos equipados com metralhadoras pesadas e 1.500 quilos de explosivos.

Estas bases serviam alegadamente de centro de reagrupamento para os jihadistas que assediavam regularmente agricultores e pastores nas aldeias vizinhas.

O Mali atravessa uma situação complexa de insegurança e instabilidade política devido à presença de grupos jihadistas, que têm vindo intensificar os ataques contra a população civil, assim como contra o exército maliano, forças estrangeiras e forças das Nações Unidas.

Leia Também: Exército do Mali anuncia morte de nove 'jihadistas' em operação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório